A Universidade Estadual de Roraima (UERR) promove nesta semana duas exibições do documentário brasileiro “Remoção”, que aborda o processo de remoção das favelas da Zona Sul do Rio de Janeiro nas décadas de 1960 e 1970. As atividades fazem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016, com entrada franca e aberta a toda a comunidade.
A primeira sessão será nesta sexta-feira (21), às 19h, no auditório do campus Boa Vista da UERR, bairro Canarinho. No sábado (22), começa às 19h, na praça do Mirandinha, bairro Caçari. Após as exibições haverá roda de conversa com Anderson Quack, um dos diretores do filme.
O documentário foi dirigido e roteirizado por Luiz Antonio Pilar e Anderson Quack. Em 2014, venceu a mostra competitiva de longa metragem documental do RECINE 2013 (Festival Internacional de Cinema de Arquivo).
O longa mostra o processo de remoção das favelas cariocas que deram origem à primeira experiência de criação de conjuntos habitacionais. Os diretores viveram esse processo e buscam mostrar ao público como tudo aconteceu. Enquanto que para Anderson Quack foi uma experiência negativa, já que ele foi quase “jogado” na Cidade de Deus, para a família de Luiz Antonio Pilar foi algo bom: a oportunidade de conquistar casa própria.
O filme tem cerca de 60 entrevistados: moradores removidos, professores, mestres e doutores sobre o tema, além de mentores e executores do projeto, da forma mais imparcial possível. Há também imagens das remoções e de uma propaganda eleitoral mostrando os benefícios do processo. O documentário também exibe testemunhos de pessoas que foram tiradas à força e levadas para locais com mais problemas do que onde viviam antes.
Fonte: Ascom UERR