O prazo para a retificação dos dados preliminares do Censo Escolar 2016 termina no dia 3 de novembro. A correção das informações já cadastradas no sistema Educacenso deve ser feita pela internet. Em Roraima, há 865 escolas entre estaduais, municipais, federais e privadas. Somente da rede estadual são 380 escolas, e 94% já concluíram o censo escolar.
A coordenadora estadual do Censo Escolar, Selma Mariot, reforça que o sistema está aberto apenas para conferência e retificação dos dados. “As correções são feitas em conformidade com os relatórios gerencias. Todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas, devem encerrar o Censo no período estabelecido pelo Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], que é 3 de novembro”, frisa.
Mariot ressalta ainda a importância de cada escola confirmar os dados cuidadosamente, porque essas informações vão ser usadas como referência para a formulação de políticas educacionais e para a determinação dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). “Todo o exercício financeiro 2017 é feito com base nas informações declaradas no Censo Escolar 2016. É importante não deixar para a última hora, considerando a lentidão da internet e pode ocorrer algum problema e a escola vir a ser prejudicada”, ressaltou. Na rede municipal, das 408 escolas, 384 já concluíram o censo; da rede federal, das 7 unidades de ensino, quatro já terminaram; da rede privada, das 60 escolas, 37 já concluíram e da rede estadual, das 380 escolas, 370 já terminaram o censo.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação Social