O Centro Universitário Estácio da Amazônia promove a partir desta segunda-feira, 7, a décima segunda edição da Semana da Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental. O destaque do primeiro dia é a campanha de coleta de medicamentos vencidos, uma iniciativa do curso de Farmácia. A ação busca conscientizar a comunidade acadêmica bem como a população sobre a importância do descarte adequado de medicamentos.
A coordenadora do curso, professora Iara Leão, informou que a ação será realizada na área de convivência da instituição, com a participação direta dos alunos com orientações e sensibilização. “Os alunos estão envolvidos ativamente, inclusive, criando vídeos para convidar colaboradores e professores a trazerem medicamentos vencidos. Eles estarão no Centro de Convivência realizando a coleta”, explica a professora Iara. Além disso, às 19h, acontecerá uma roda de conversa com coordenadores de cursos na mesa de abertura da Semana de Sustentabilidade.
RISCOS
De acordo com a professora Iara Leão, o descarte inadequado de medicamentos, como jogá-los no lixo comum ou no vaso sanitário, pode causar graves impactos ambientais. “Isso pode afetar o solo, rios e até mesmo espécies animais. Um exemplo comum é a contaminação de peixes com hormônios, que altera seus órgãos reprodutores e ameaça a continuidade das espécies”, afirma. A Estácio possui parceria com empresas especializadas para garantir o descarte correto desses resíduos.
A professora reforça que, além dos medicamentos, as embalagens também devem ser descartadas corretamente, pois podem conter resíduos contaminantes. “Farmácias de rede geralmente possuem pontos de coleta para esse tipo de material, e a campanha da Estácio reforça essa prática ao recolher tanto medicamentos quanto embalagens, que serão destinados às empresas parceiras para o devido tratamento”, completa a coordenadora.
SUSTENTABILIDADE
A campanha de descarte faz parte de uma série de atividades programadas pelo curso de Farmácia para a Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental. Hoje, às 19h, a professora Iara participará de uma mesa redonda no auditório da instituição, onde discutirá o tema “Resíduos de Medicamentos” e a importância da logística reversa para o descarte seguro.