Alunos do Projeto Crescer participam de curso de preparo de doces

Integrantes do Projeto Crescer participaram de um curso de Preparo de Doce Bem-Casado, promovido por meio de parceira entra a Prefeitura de Boa Vista, empresa Mavalerio e Centro Culinário Renata Pantanal.

A maioria dos participantes compõe a oficina de panificação do projeto, que veem nos cursos de culinária uma alternativa para ganhar renda extra e até mesmo preparação para o futuro profissional. “Tem alunos que passaram a comercializar seus próprios produtos após concluírem um curso, como é o caso do curso de fabricação de trufas. Temos alunos que fabricam e vendem suas próprias trufas na escola, no projeto e isso ajuda a complementar a renda da família, o que nos deixa muito felizes, porque o objetivo maior é realmente contribuir de forma positiva para o crescimento profissional deles”, explicou a assistente social do Projeto Crescer, Marcília Lira.

O aluno Domingos Bruno, de 17 anos, integrante do projeto há um ano e meio, se mostrou empolgado para participar do curso de doces. “Os cursos nos ajudam a crescer profissionalmente. O certificado nos ajudam na hora de preparar nosso currículo. Já participei de outros e me identifico muito com essa área”, destacou.

A aluna Mônica Costa de 19 anos disse que a expectativa é de adquirir novos conhecimentos que ajudem na hora de recorrer ao mercado de trabalho. “O curso é uma formação profissional e sei que esse conhecimento nos ajuda na hora de procurar um emprego. Minha expectativa é de aprender muitas dicas novas”, disse.

Parceiros – A Mavalerio é uma empresa multinacional que tem mais de 48 anos de existência no mercado com sede no interior de São Paulo. Cerca de 60 mulheres atuam em todo Brasil como culinarista da marca. Boa Vista foi contemplada pela empresa com uma dessas culinaristas, Renata Pantanal. Em 2002 ela criou o Centro de Treinamento Culinário Renata Pantanal, que atua na promoção de cursos profissionais e consultoria na área de culinária. “Trabalho no ramo há muitos anos e como estou em Boa Vista montei um Centro Técnico. Ano passado já havíamos trabalhado com o Projeto Crescer, que é um projeto de nome, que trabalha com jovens que estão numa fase de profissionalização. Uma vez que esses meninos colocam em prática esses cursos, eles passam a ter sua geração de renda”, garantiu.

Ela destaca que em alguns casos os alunos repassam os conhecimentos para os pais, para o irmão, tio, um familiar, tornando-se multiplicadores. “Esses meninos são os futuros profissionais de amanhã. A área de gastronomia, confeitaria e panificação está bastante ampla hoje no Brasil e como o Crescer já atua com a oficina de panificação dentro do próprio projeto, já é mais um ponto positivo para a qualificação profissional desses jovens”, disse Renata.

Fonte: secretaria municipal de Comunicação de Boa Vista