Pela décima vez consecutiva, Roraima é o primeiro Estado da Federação a fechar o Censo Escolar, segundo informou a secretaria estadual de Educação. O prazo final para a retificação dos dados preliminares 2016, das informações já cadastradas no sistema Educacenso, termina hoje, 3 de novembro.
No Estado, todas as redes (estadual, municipal, federal e privada) fecharam no dia 1º de novembro. Conforme os dados preliminares, Roraima conta com 865 escolas, sendo 390 estadual, 408 municipal, 60 privada e sete federal. “Desde 2007 Roraima vem concluindo o Censo Escolar 100%. Temos a participação de todas as redes de ensino. Trabalhamos em cima de meta e nosso compromisso estava ligado com infraestrutura, dados educacionais, livro didático, alimentação escolar, profissionalismo, comprometimento e determinação. Essa meta foi 100% garantida e nos sentimos com o dever cumprido. Todos os municípios se comprometeram com o Censo Escolar 2016”, ressaltou a coordenadora estadual do Censo Escolar, Selma Mariot.
Ela explicou que detalhes como número de alunos por escola, região que aumentou ou diminuiu a quantidade de estudantes e outras informações serão possíveis saber quando o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] divulgar os dados consolidados. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 30 de dezembro. “O Censo Escolar será fechado hoje. O Inep vai trabalhar e tratar esses dados e no final de dezembro o resultado final será publicado no Diário Oficial de União”, disse.
A coordenadora ressaltou que a equipe teve cuidado no cadastro das informações porque elas serão usadas como referência para a formulação de políticas educacionais e para a determinação dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação]. “Nos relatórios gerenciais enviados pelo Inep houve uma diminuição considerável de inconsistências de dados porque tivemos como meta o controle de qualidade nas informações declaradas no Censo”, frisou.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação