Os alunos do curso de Aquicultura do campus Amajari do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) participaram de um dia de campo, ministrado pela Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em uma propriedade na vicinal Tronco Tamandaré, no município de Mucajaí. Na oportunidade eles conheceram a tecnologia disponível ao produtor na coordenadoria de piscicultura.
O coordenador da vertente de piscicultura da Seapa, Marlon Maia, informou que a tecnologia utilizada na propriedade é de alta densidade. “Utilizamos o sistema de aeração artificial, que oxigena a água aumentando a produtividade e é relativamente novo em Roraima. No sistema tradicional é registrada uma produção de 4.950 quilos de peixe por hectare ao ano. Com o uso desta tecnologia, conseguimos aumentar esse número para 15 mil kg”, explicou.
Maia relatou ainda que toda essa tecnologia está disponível na Seapa. “A pessoa que tiver interesse em investir na piscicultura pode procurar a secretaria. Levamos os interessados para conhecer as propriedades onde o sistema é utilizado. Além disso, auxiliamos na elaboração do projeto e acompanhamos todo o processo até a consolidação do negócio”, garantiu.
O professor Marcelo Pontes, do curso de aquicultura do campus Amajari do IFRR, destacou a importância do trabalho realizado na propriedade. “Esse método é inovador. Trouxemos nossos alunos aqui proporcionar uma vivência no sistema de produção intensiva e o trabalho pioneiro realizado na propriedade”, declarou.
A aluna Nalin Rodrigues avaliou positivamente o dia de campo: “Foi muito produtivo, pois tivemos a oportunidade de aprender na prática todos aqueles conhecimentos que adquirimos em sala de aula e ver tudo de perto nos estimula ainda mais. Foi tudo muito gratificante”, disse.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação