A Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania, abriu inscrições para o Programa de Educação Financeira para Consumidores, curso à distância desenvolvido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor. Os interessados podem se inscrever até a próxima terça-feira, 8, pelo endereço eletrônico: http://www.defesadoconsumidor.gov.br/index.php/formacao-cursos/formulario-de-inscricao-efc
O início do primeiro módulo está previsto para acontecer do dia 22 novembro a 12 de dezembro. São ofertadas cinco mil vagas destinadas a consumidores que desejam se tornar mais conscientes e informados, de forma a ampliar seus conhecimentos relacionados a produtos e serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro com foco em exemplos concretos e na compreensão sobre seus direitos.
“O curso é o primeiro de uma série de três que compõem uma trilha de aprendizagem, e dará ao cidadão noções básicas de como ‘sair do vermelho’, planejar seu orçamento, calcular receitas e despesas e ainda classificá-las em fixas, variáveis e eventuais. Os participantes também vão aprender a calcular percentagens, explicar o que são juros, relacionar capital, juros e tempo, entre outras informações úteis ao cidadão”, esclarece Sabrina Tricot, coordenadora do Procon Municipal.
Os consumidores que fizerem o curso e forem aprovados terão a certificação da Universidade de Brasília (UnB). A carga horária do curso é de 20 horas, com duração de três semanas e ele pode ser feito no horário que a pessoa achar conveniente (Confira o edital abaixo).
O Procon Boa Vista está disponível para esclarecer dúvidas, por meio de seu Departamento de Pesquisas e Educação para o Consumo. Está situado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto (antigo Terminal do Caimbé), avenida dos Imigrantes 1612, 1º andar. Os contatos podem ser feitos pelos telefones 95 3625-2214, 3625-6201 e 3625-3477 ou pelo email proocon@boavista.rr.gov.br.
Edital do Curso: http://www.defesadoconsumidor.gov.br/images/manuais/Edital_6_edec_24_10_16.pdf
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Boa Vista