Reúso de água e sustentabilidade foram assuntos em Mostra Científica
Qual a importância da água nos dias de hoje? Os alunos das escolas municipais foram em busca de respostas para essa pergunta. Durante meses, eles estudaram, pesquisaram e elaboraram trabalhos e projetos que visam a conscientização sobre a importância da água, como evitar o desperdício e formas de reutilização. Para evidenciar todo esforço dos alunos, 11 escolas municipais abriram as portas para a comunidade nesta sexta-feira, 11, durante Mostra Científica.
Estas unidades estão buscando a sustentabilidade no âmbito escolar, e algumas desenvolvem sistemas de captação das águas da pia e/ou das Centrais de Ar para irrigação das hortas escolares, jardins, lavagem de pátio e banheiros. As escolas que atuaram no projeto foram: Branca de Neve, Francisco Cássio, Ioládio Batista, Palmira de Castro, Maria Teresa da S. Melo, Prof. Carlos Raimundo, Valdemarina Normando, Martinha Thury, Delacir de Melo, Profª Amazonas e Raimundo Eloy Gomes.
A Escola Branca de Neve apresentou um projeto ainda pioneiro na rede municipal: reúso da água desperdiçada dos bebedouros. Trata-se do “Projeto Água: O processo de mudança começa aqui”, desenvolvido pelos alunos da turma do 1º ano 101. A iniciativa surgiu através de uma pesquisa feita nos três bebedouros da unidade, onde se observou o desperdício de seis mil litros de água num período de três meses.
Por isso, alunos e professores da turma 101 criaram o projeto com a parceria da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER). Profissionais da Caer instalaram hidrômetros nas saídas dos bebedouros para fazer a medição da água desperdiçada durante os três meses de pesquisa. Com um recipiente feito de garrafa pet e EVA, a água era armazenada e reutilizada para regar as áreas verdes da escola.
Os alunos da turma acompanharam todo o processo de instalação dos hidrômetros, assistiram a palestras com os técnicos da CAER, realizaram uma visita técnica à instituição e fizeram atividades na sala de aula e na sala de informática. As alunas Valuska Braz, 6, e Yasmin dos Santos, 8, contaram um pouco de suas experiências dentro do projeto. “Eu aprendi muitas coisas. Que não devemos desperdiçar água, água é vida e não podemos viver sem ela”, disse Valuska.
A aluna Yasmin disse que está praticando em casa o que aprendeu na escola. “Aprendi a economizar água, que antes eu desperdiçava muito. Agora quando vou escovar os dentes ou lavar louça não deixo a torneira ligada muito tempo. Quando a mãe lava roupa ela reutiliza a água da máquina para lavar a área. É muito importante economizar para não faltar depois”, disse a menina.
As escolas municipais Maria Teresa Maciel, no bairro Jardim Floresta, e a Valdemarina Normando Martins, no bairro Nova Cidade, foram as pioneiras na iniciativa de reúso da água. Seus projetos viraram modelos para outras 18 escolas incluídas no projeto municipal intitulado “Implantação de Sistemas de Reutilização das Águas das Pias e dos Aparelhos de Ar Condicionados”. “A intenção é que todos nós valorizemos mais a água, porque é um bem natural valioso. Hoje os rios estão secando, a poluição aumentando. Nossa missão principal é conscientizar os alunos aqui na escola para que eles pratiquem em casa com seus familiares”, disse Socorro Wolf, gestora da Maria Teresa Maciel.
Além de ações para a reutilização das águas das pias, centrais de ar e bebedouros, existem ainda inúmeras iniciativas sustentáveis nas escolas, como projeto de arborização, implantação de hortas, viveiros, jardins e expansão das áreas verdes. Juntas, essas ações fazem parte do Programa Escola Sustentável, do Governo Federal. Nesse caso, são 42 escolas envolvidas.
Dicas simples de reutilização da água em casa
– A água da máquina de lavar pode ser reaproveitada para lavar áreas.
– Água que escorre das loucas limpas, das centrais de ar pode ser aproveitada para aguar plantas e jardins.
– A água da chuva pode ser aparada em cisternas ou caixas d’água. É importante lembrar que a água da chuva não é recomendada para beber ou tomar banho, mas para lavagens de carros, roupas, louças, aguar jardins, utilizar em descargas, etc.
– Manter a torneira fechada ao ensaboar a louça, ao escovar os dentes e sempre lavar as mãos rapidamente.
– Não demorar nos banhos, não colocar nos copos água a mais do que deseja beber entre outras simples atitudes de economia que podem ajudar muito na preservação da água.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Boa Vista