Nesta terça-feira (15), pais e mães de 153 alunos do Kumon – sede Caimbé, terão motivos de sobra para comemorar o avanço de filhos e filhas nas séries escolares. Isso porque acontecerá a partir das 18h30, no Espaço JWF, no bairro Buritis, zona Oeste, a Expo 2016 “Mais Adiantado, Mais Brilhante”.
A Expo 2016 é o reconhecimento pelos esforços de alunos em ano escolar que tiveram rendimento conforme a meta estipulada desde o início do ano e funciona da seguinte maneira: quem consegue ultrapassar seis meses o conteúdo da série escolar ganha a medalha de bronze, dois anos a medalha de prata e três anos ou mais além da série escolar recebe a medalha de ouro. “Para nós é uma sensação de dever cumprido, orgulho e satisfação”, afirma a coordenadora da Unidade Caimbé, Nazaré Mateus Moraes. Além dos estudantes, os concluintes do Kumon receberão certificado de conclusão. A unidade abrange estudantes dos bairros, além das proximidades, Jóquei Clube, Liberdade, Mecejana, Conjunto Cidadão e Raiar do Sol.
No final do mês de outubro, 527 estudantes da Unidade Centro receberam as medalhas na Expo 2016. A coordenadora da Unidade Centro, Glaucia Lopes, explica o que é o aluno adiantado do Kumon. “A gente não trabalha o mesmo conteúdo da escola. O aluno adiantado do Kumon é aquele que tem um raciocínio além da série escolar dele e não o conteúdo escolar da série”, disse ao reforçar que o Kumon não trabalha como reforço escolar, mas com uma metodologia que desenvolve o autodidatismo nos alunos de forma individualizada, disciplinando o estudo.
Glaucia explica que a placa e a medalha de conclusão é chegar no topo. “Para os alunos, ganhar a medalha de ouro, prata ou bronze é ter atingido a meta, é ter conquistado o seu objetivo”, complementa. A meta para todos os participantes do Kumon é passada com um ano de antecedência e as coordenadoras acompanham a evolução dos alunos todos os meses.
Texto: Yasmin Guedes
Fotos: Bruno Almeida