A violência contra a mulher tem sido discutida em todo mundo e, inclusive, tem gerado legislações para proteção das vítimas e prevenção ao Feminicídio. E para que a ajuda a essa mulher seja eficaz, muitos profissionais precisam estar atentos quanto ao atendimento e identificação de possíveis problemas. Pensando nisso, um grupo de psicólogos em Roraima decidiu trazer para Boa Vista, nos dias 25 e 26 de novembro, a psicóloga e doutoranda em Psicologia, Kamilly Souza do Vale para ministrar palestras e capacitar profissionais das áreas de Psicologia, Assistência Social e Enfermagem.
Os eventos acontecerão no auditório do Ministério da Aquicultura, localizado na avenida Santos Dummont, no bairro São Pedro. A programação do primeiro dia tem início às 18h30 e tem como tema “os impactos psicológicos da violência de gênero”.
No sábado, a proposta será debater e aprender sobre “o manejo clínico em situações de violência e gênero”, das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Kamilly atua na área de gestalt-terapia há mais de 10 anos em Belém, estado do Pará. Ela relata o que pretende trazer para os profissionais em Roraima e que os temas estão relacionados a conflito conjugal, violência e situações de gênero. “Somos um país, hoje, com um alto índice de violência contra mulheres e precisamos pensar na Psicologia se inserindo nesse espaço e sendo um canal para amenização desse tipo de fenômeno”, explica.
A saída, conforme evidencia um dos temas, é intervir, de maneira profissional e adequada, em momentos de angústia e precisão, com foco no preparo do profissional para atender aos mais diversos tipos de casos. “Outro ponto importante é favorecer e dar esse suporte e condições à mulher, para que ela saia dessa situação de violência, para empoderá-la”, afirma.
Para ela, é importante que os profissionais, tanto da Saúde, quanto da assistência social, estejam preparados para identificar casos de violência, pois muitas vezes as vítimas têm medo de falar sobre o que aconteceu e de denunciar. A palestra, segundo Kamilly, favorecerá o profissional a agir no momento e da maneira correta diante de um fato.
“Falar sobre esse tema é de extrema importância. O país se encontra entre os 10 mais violentos para mulheres. Pensar sobre esse tema, discuti-lo e levá-lo a tona e dar possibilidade de quebrar ‘padrões’ vivenciados hoje”, defende. A palestra e capacitação terá conteúdo teórico e vivencial, elaborado de uma maneira para aproximar o profissional da realidade. As inscrições acontecem por meio eletrônico no endereço http://goo.gl/poIS9t, onde o interessado será direcionado para um formulário no Google Docs. Informações pelos telefones 981137758 (Claudia Valverde), 99120-7754 (Maíne Ferreira) e 98107-3544 (Paulo Barros).
Sobre a palestrante – Kamilly Souza do Vale trabalha há 10 anos na área de gestalt-terapia em Belém (PA), é doutoranda no programa de pós-graduaçao em psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Por Yasmin Guedes
Foto: Arquivo