O sonho das famílias com filhos especiais está cada vez mais perto de se tornar realidade. É que na próxima segunda-feira (28), o escritório da Associação de Pais e Amigos dos e Excepcionais (APAE) Boa Vista será inaugurado no terminal do Caimbé. As famílias interessadas podem fazer as inscrições para as atividades que serão realizadas a partir de 2017. A data das atividades ainda está sendo definida pela diretoria executiva da APAE, pois o quadro de profissionais voluntários ainda está sendo montado.
“Estamos vivendo um momento ímpar quando se fala em assistência a pessoas com deficiência, pois a APAE existe há mais de 50 anos no Brasil, com exceção de Roraima. O primeiro ensaio em trazer essa instituição para cá foi há 10 anos, sem sucesso. Desde o início das discussões, em abril desse ano, foi um trabalho árduo, mas agora estamos felizes com a concretização do primeiro passo. Quando eu prometi às mães, ao vivo, no nosso programa de rádio, que íamos conseguir definitivamente trazer essa importante instituição para cá, a dedicação foi integral. Foi muita luta, corremos atrás de toda legalização, tudo isso com a assistência e apoio dos pais que nos pediram ajuda. Estamos ainda fazendo etapa por etapa, para que em 2017 possamos atender o maior número de pessoas possível. Queremos dar oportunidade a todos, qualidade de vida e inserção no mercado de trabalho dessas pessoas incríveis que necessitam de atendimento especializado”, comemorou o presidente da APAE Boa Vista, Bruno Perez.
O espaço – inaugurado a partir das 8h e com funcionamento até às 18h – vai receber as famílias com filhos especiais, entre crianças, jovens e adultos que necessitam de atendimento especializado, inicialmente para cadastro. Para isso, o responsável deve ser dirigir de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, levando laudo médico, RG, CPF, foto 3×4 e comprovante de residência. O inscrito passará por uma triagem que identificará o tipo de atendimento e tratamento ao qual será submetido.
Boa Vista era a única capital brasileira a não possuir uma unidade da APAE. Ao todo, mais de duas mil estão espalhadas pelo país. Na capital, o escritório funcionará no terminal Caimbé, na Av. dos Imigrantes, 1612, sala 33, bairro Buritis, telefone: 3625.1417.