Fórum de Integração do IFRR debate papel da instituição na sociedade

Com o tema “Integrando saberes: o sentido e a identidade do IFRR”, a 5ª edição do Forint (Fórum de Integração do IFRR) a institução busca discutir este ano como vem desempenhando o papel de promover a Educação Profissional de Qualidade em Roraima e o que é preciso superar para que os resultado sejam ainda mais produtivos para o estado.

Na solenidade de abertura oficial, a reitora do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), professora Sandra Mara Botelho, lembrou do cenário de crise que o país está vivenciando e destacou que este evento é um momento de aproveitar oportunidades para que de forma integrada, envolvendo todos os campi, que compõem a rede federal de educação profissional em Roraima, possam desenvolver cada vez mais ações e serviços que contribuam para o desenvolvimento de Roraima.

“Mesmo no momento delicado que estamos vivendo é possível crescer, porque são em situações como essas que mais precisamos parar para tentar desenvolver um olhar diferenciado sobre o que estamos fazendo. Tenho certeza que nesses dias de evento, todos juntos, professores, alunos, diretores, coordenadores, técnicos estaremos trabalhando para repassar nossas práticas e transformar em resultados melhores para a Educação do nosso estado”, declarou.

O presidente da Comissão Organizadora, professor Tomás Armando Del Pozo Hernández, confirmou as declarações da reitora e destacou a importância da união de todos campi para passar pelo momento de crise do país e tornar o IFRR mais forte, com resultados efetivos para a sociedade de Roraima.

“No Forint promovemos um espaço adequado para discussões sobre o que estamos fazendo realmente de importante para a sociedade, que problemas temos que enfrentar para melhorar e qual nosso papel para contribuir com a população. É importante então que todos, unidos, participem e realmente promovam uma integração de saberes e colaboração uns com os outros para assim entregar um produto de qualidade para a sociedade: uma educação profissional de referência do estado de Roraima e no Brasil”, destacou.

A diretora do CBVC (Campus Boa Vista Centro), que está recepcionando o evento este ano, a professora Joseane Cortez, disse acreditar nos resultados que serão gerados na 5ª edição do Forint, que já no início tem demonstrado em cada apresentação e exposição o que o IFRR vem realizando em todo o estado e que está sendo realizado com a proposta de melhorar ainda mais essas ações. “Este evento é o momento de apresentar um balanço de todas as atividades do instituto e baseados nessa análise, refletir sobre como vamos devemos passar a atuar para garantir um ensino de qualidade, com serviços e produtos que atendam as demandas da sociedade”, comentou, destacando que promover melhorias nessa área é obrigação da rede de ensino pública.

Mas a abertura oficial do evento não contou apenas com pronunciamento, partindo já para o início das discussões, a palestra inicial com a professora mestra do IFRR, Maria Neuza de Lima Pereira, que abordou “Desafios e perspectivas para consolidação da identidade do instituto federal”.

Ela destacou que o cenário que seria apresentado para os participantes do evento não traria nenhuma novidade, mas a oportunidade para que todo o contexto em que a educação profissional promove e em que o IFRR está envolvido seja discutido e fortalecido, visando consolidar o IFRR como instituição e referência na área no estado e em todo país.

Nesta terça-feira, dia 29, segundo dia do evento, além das diversas oficinas, salas temáticas e mesa redonda, será iniciada a Mostra Tecnológica do IFRR, com

apresentação de 14 projetos desenvolvidos para beneficiar áreas variadas no estado. A mostra será realizada das 9h às 12 horas, no hall da Caes (Coordenação de Assistência Estudantil) do instituto.

Fonte: Assessoria 5º Forint