A reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Sandra Mara Botelho, reuniu-se, nesta terça-feira, dia 29, com o assessor internacional de Cooperação Universitária da Embaixada da França perante o MEC, Vincent Nédélec, com o vice-reitor e a coordenadora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Américo de Lyra e Danielle Trindade, respectivamente, e com o assessor de Relações Internacionais do IFRR, Miguel Félix, para discutir possibilidades de cooperação universitária franco-brasileira.
Na ocasião, eles falaram sobre o estabelecimento de uma parceria entre o IFRR e a UFRR que viabilize o intercâmbio bilateral Brasil-França e, consequentemente, o aprendizado/prática da língua estrangeira, a formação de recursos humanos de alto nível, a troca de experiências e o contato com novas culturas por parte de servidores e estudantes dos dois países.
Para Nédélec, a visita à UFRR e ao IFRR foi muito importante, porque lhe deu a oportunidade de conhecer o funcionamento e a dinâmica de ensino de ambas as instituições. “Além disso, foi possível tratar da possibilidade de estabelecer uma relação ainda mais forte entre a universidade e o instituto, visando, por exemplo, à vinda de um professor de língua francesa para atuar nas duas instituições”, complementou.
Sandra Mara aproveitou a oportunidade para destacar o empenho do IFRR e da UFRR na construção conjunta de estratégias de relações internacionais que fortaleçam o relacionamento com instituições de outros países e contribuam para a formação profissional. “No que se refere à cooperação universitária franco-brasileira, novos encontros serão realizados, desta vez, com representantes de áreas como a Extensão, para que possamos estudar a melhor forma de viabilizar esse tipo de experiência para as comunidades acadêmicas”, finalizou.
Fonte: Ascom IFRR