O lançamento da II Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEEI), que traz como tema “O Sistema Nacional de Educação e a Educação Escolar indígena: regime de colaboração, participação e autonomia dos Povos Indígenas”, será realizado na próxima segunda-feira, dia 5. O evento terá inicio às 8h e encerrará às 12h, no auditório do Corpo de Bombeiros, situado na Av. Venezuela, n° 127, bairro Pricumã.
O evento é organizado pelo Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos) e contará com a presença de organizações indígenas, gestores de escolas, diretores de centros regionais, representante de órgãos públicos e parceiros. Na ocasião serão empossados os membros da comissão, que serão responsáveis pela organização, promoção, monitoramento, metodologia, procedimentos, elaboração do regime interno e execução da conferência.
A CEEEI é realizada a cada dez anos, de acordo com o diretor do Departamento de Gestão do Interior, Adejalmo Abadi, a II CEEEI tem como um dos principais objetivos avaliar os avanços, impasses e desafios da educação escolar indígena. “Temos 260 escolas estaduais indígenas em nosso Estado com aproximadamente 15 mil alunos, e esta conferencia é importante para avaliarmos as propostas que foram aprovadas na primeira conferência, que aconteceu há dez anos e, embasados nelas, construirmos novas propostas para a educação escolar indígena de forma mais especifica,” disse o diretor.
De acordo com o secretário estadual de educação e desportos, Emanuel Alves, a CEEEI visa também construir propostas para a consolidação da política nacional de educação escolar indígena. “A conferência é importante para ampliar o diálogo para a construção do regime de colaboração especifico para educação escolar indígena fortalecendo o protagonismo indígena” destacou o secretário.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação Social