No período de 12 a 16 de dezembro, das 9h às 18h, acontecerá o curso sobre Análise Forense Computacional, promovida pela Escola Superior de Redes (ESR). As inscrições são feitas pelo endereço eletrônico https://esr.rnp.br/cursos/pre-matricula/seg-003/20161212.1843 e o investimento é de R$ 2.560,00.
As aulas serão ministradas pelo engenheiro computacional especializado em Redes de Computadores pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Atanaí Sousa Ticianelli, na Universidade Federal de Roraima (UFRR) no prédio do Centro de Treinamento do Servidor (CTS), no campus Paricarana. Podem participar pessoas físicas ou empresas interessadas em fornecer o conteúdo aos funcionários. Haverá emissão de certificados.
O curso tem a potencialidade de preparar o candidato ao mundo da investigação virtual, com o propósito de solucionar crimes praticados pela internet como invasões, roubos de senhas, vírus e ataques cibernéticos. “A Análise Forense Computacional busca por rastros digitais de quem, de onde e como praticou o crime cibernético”, enfatizou a Comunicação da ESR.
Para os quatro dias, a Escola de Redes preparou um conteúdo programático diversificado com aprender os princípios e procedimentos de análise forense, como agem os atacantes e os tipos de sistemas comprometidos, ambiente e ferramentas de análise, coleta de evidências, entre outros.
A Escola Superior de Redes (ESR) é a unidade de negócio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) criada para promover a capacitação, o desenvolvimento profissional e a disseminação de conhecimento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em prol da evolução e da permanente ampliação da rede de alta velocidade do país. Com uma experiência de mais de dez anos no mercado, treinou mais de 18 mil profissionais em todo o Brasil, em suas oito unidades localizadas em diferentes capitais brasileiras.
Em sua programação, constam mais de 50 cursos especializados em sete áreas temáticas: Administração e Projeto de Redes, Governança de TI, Segurança, Mídias de Suporte à Colaboração Digital, Administração de Sistemas, Gestão de Identidade e Desenvolvimento de sistemas. Os cursos são ministrados em laboratórios conectados à rede de alta velocidade da RNP e privilegiam uma abordagem prática de ensino.
Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP).
Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja opera e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.237 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa. http://www.rnp.br/
Por Yasmin Guedes
Fotos: Divulgação