A estudante Deborah Alves Sousa, 14 anos, da Escola Estadual Euclides da Cunha, no Centro, foi premiada na V Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa. A premiação ocorreu nesta terça-feira (13), em São Paulo.
A aluna concorreu na Categoria Crônica e ganhou medalhas de prata e bronze e um tablet. A escola recebeu placa e certificação, já a professora orientadora ganhou tablet e certificação.
Na crônica “Desigualdade social”, Deborah relatou a história de uma mulher estrangeira (venezuelana) limpando para-brisa no sol quente nas ruas de Boa Vista. “A inspiração veio depois que comecei a observar o cotidiano dela. Depois participei de uma oficina na escola e foi quando confirmei que queria fazer a crônica sobre isso”, disse a estudante.
Antes da premiação final, a aluna passou por outras etapas da Olimpíada. Em novembro viajou para o Rio Grande do Sul. “Lá participei de oficinas, passeios, palestras, fiz crônicas novas, fiz amizades, atividades dinâmicas”, afirmou.
Nessas oficinas, os semifinalistas tiveram a oportunidade de melhorar a produção antes de serem avaliados pela Comissão Julgadora.
A Olimpíada da Língua Portuguesa teve como tema “O Lugar Onde Vivemos” e premiou as melhores produções dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o País, nas modalidades artigo de opinião, crônica, memórias literárias e poema.
A diretora da escola, Wuisilene Rufino, acompanhou a estudante na viagem. “Estamos muito felizes pelos resultados alcançados na nossa escola”, disse, ao complementar que a gestão da unidade incentiva os estudantes a participarem de projetos e Olimpíadas tanto regional como Nacional.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação