Estácio aposta em Revista Multidisciplinar para divulgar artigos científicos

Caminho. Esse é o nome da revista científica do Centro Universitário Estácio da Amazônia, criada em 2015, como parte das ações do Núcleo de Pesquisas da instituição. Na língua Yanomami, etnia indígena que habita a tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana, Pey Këyo quer dizer caminho. O nome foi escolhido como indicativo de que a instituição “compreende a importância da diversidade cultural, e das múltiplas vozes que compõem o caleidoscópio que é a sociedade”. O periódico foi lançado durante o Encontro anual de Iniciação Científica que recebe os trabalhos realizados em sala de aula durante o semestre e expõe uma vez ao ano para a comunidade.

 

 

A reitora da Estácio, Brena Linhares, explica que recebe artigos em fluxo contínuo, ou seja, a qualquer tempo, mas sua publicação é semestral, com datas de lançamento em maio e outubro. Para sair na edição de maio é necessário o envio de artigos até o mês de março. De acordo com ela, qualquer pesquisador de qualquer área do conhecimento científico pode encaminhar artigos para a revista, pois ela é uma revista multidisciplinar.

“A revista tem por objetivo apresentar e discutir pesquisas e trabalhos no formato de artigos inéditos e resenha, auxiliando na proliferação do debate acadêmico e lançamento de novas ideias, que de maneira multidisciplinar, possam ensejar novos rumos para a pesquisa, e foi idealizada pelo professor Jakson Hansem Marques, que coordena as atividades da publicação”, disse. O novo produto nasceu da constatação da baixa produção científica existente na região Norte do Brasil, conforme os organizadores, por vários motivos, como questões econômicas e políticas.

A revista é formada por dois conselhos distintos. O primeiro é o Conselho Editorial propriamente dito que será formado por membros titulares do núcleo de pesquisa do Centro Universitário Estácio da Amazônia. O segundo conselho, denominado Consultivo, será formado por profissionais das múltiplas áreas que corresponde ao cará- ter multidisciplinar da revista. A edição inaugural da Pey këyo apresentou trabalhos de pesquisa sobre a docência na Licenciatura em Pedagogia, sobre o papel da gestão escolar, além de artigos tratando de Antropologia e Direito.

O prazo para envio de artigos segue até o dia 30 de março, por meio do e-mail jakson.marques@estacio.br, do professor Jakson Hansem Marques, coordenador da Revista. O link da revista é o http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/pkcroraima/index