Música, desafios e muitos conhecimentos. Assim são as manhãs de sábado sob o comando do “Cantinho da Criança”, programa de rádio produzido pelo Movimento Bandeirantes do Brasil, e criado a convite da Fundação Educativa José Alamano em 2004. Desde então Ana Margarete ou Tia Margarete, como a apresentadora ficou mais conhecida, desenvolve o programa voltado para crianças de até nove anos.
Por ser a extensão do Movimento, a intenção é, além de interagir com os ouvintes, divulgar a metodologia e ações do Bandeirantismo em Roraima. “Foi a partir do projeto ‘Cultura da Paz e Combate a Fome’, que surgiu essa vontade de fazer essa parceria que cuida, sobretudo, da educação da criança”, diz Margarete. A divisão do programa é a seguinte: quatro blocos musicais, sendo a partir do segundo elaborado totalmente com base nas escolhas das crianças que ligam e fazem seu pedido.
Outro momento se chama “Espiritualidade Bandeirante”, bloco dedicado a oração e que geralmente está ligado a um fato do cotidiano. No início, a Tia Margarete apresenta duas histórias infantis para que uma delas possa ser lida ao final do programa. Quem decide qual delas vai ao ar é o ouvinte, através de ligação.
“A Papelaria Popular é a nossa parceira e nos fornece, todos os sábados, um kit escolar completo, mas para isso as crianças participam da ‘perguntinha premiada’, então elas entram em contato e respondem”, explica. Conforme a Tia Margarete, isso é um estímulo para pesquisas e interesse no aprofundamento do assunto.
Na “Dica Bandeirante”, os ouvintes recebem orientações sobre livros infantis ou infantojuvenis, brincadeiras e dicas sobre comportamento e educação. Por ser um programa ao vivo, e voluntário, as crianças podem participar. Além disso, a criança que quiser pode ir até a rádio FM Monte Roraima (107,9), rua Floriano Peixoto, no Centro de Boa Vista, para cantar, declamar poesia, interagir e tocar algum instrumento. “No começo foi difícil, eu não entendia nada de rádio, não sabia para onde ia”, brinca. E para encarar esse desafio, a apresentadora realizou cursos e hoje é radialista profissional.
Tia Margarete afirma que muitas vezes, mães retornam e agradecem por alguma dica ou mesmo pela brincadeira da pergunta premiada, “porque os meninos fazem os pais pesquisarem na internet”. O telefone para participar do programa é 3624 4590.
Por Yasmin Guedes
Foto: Yasmin Guedes