Saiba mais sobre o profissional de Comércio Exterior

O Comércio Exterior é uma profissão que envolve operações de compra e venda de insumos, matéria-prima e produtos entre países diferentes. As atividades que este profissional realiza em seu cotidiano dependem do setor da economia, do porte da empresa onde ele trabalha e também de seu cargo e responsabilidades. Normalmente, envolvem o gerenciamento de operações como: Importação; Exportação; Transações cambiais; Despacho e legislação aduaneira; Prospecção e pesquisa de mercados; Definição de planos de ação; Negociação e execução de operações legais; Contratos; Logística internacional; Controle do fluxo de embarque e desembarque de produtos. O profissional formado no curso de Comércio Exterior pode trabalhar em indústrias, comércio, instituições financeiras e empresas de logística, entre outras, além de ocupar cargos públicos em secretarias municipais e estaduais, ministérios e órgãos federais. Perfil do Profissional É uma profissão que exige conhecimentos profundos de Direito e Legislação, Economia e Matemática. Ao contrário da profissão de Relações Internacionais, que é mais focada em aspectos sociais, culturais e políticos, no Comércio Exterior o profissional lida mais com números, cotações, contratos e negociações de compra e venda. Entre as principais práticas desenvolvidas pelo profissional de comércio exterior temos: Conhecer as regras de direito internacional e ajustar o processo de comércio de modo que fique regularizado; Conhecer bem as culturas dos diversos países para facilitar o entendimento entre as empresas e criar um ambiente favorável e amigável de cooperação; Gerenciar e cuidar dos processos de embarque e despacho de mercadorias para exportação e também cuidar do processo de desembarque no caso de importação; Preparar e cuidar que toda a documentação necessária esteja correta; O profissional de comércio exterior pode também participar diretamente da negociação, defendendo os interesses da empresa .Conhecer outros idiomas é obrigatório para trabalhar na área de Comércio Exterior, principalmente para acessar documentações e contratos internacionais e negociar com compradores e fornecedores. Por isso, além da fluência, é necessário conhecer a fundo os termos comerciais e legais. Inglês e espanhol são básicos e é desejável conhecer também o idioma do país com o qual realiza transações comerciais.

O Curso de Comércio Exterior Quem pretende seguir carreira na área de Comércio Exterior tem algumas opções de formação, podendo fazer o bacharelado Administração ou Economia seguido de uma pós-graduação, ou optar por um curso superior tecnológico em Comércio Exterior. Existem duas opções de graduação para quem quer estudar Comércio Exterior: o bacharelado, com duração de quatro anos, e o tecnológico, com duração de dois anos. Ambos conferem diploma de nível superior. No bacharelado, o aluno tem uma visão mais generalista da profissão, com uma carga maior de disciplinas básicas e teóricas. Já o curso tecnológico concentra em dois anos as disciplinas essenciais para o exercício da profissão, preparando o aluno para entrar rapidamente no mercado de trabalho. Fazer um estágio ou trabalhar como trainee é um passo importante na carreira. Dessa forma o profissional entra em contato com a área na prática e pode ter uma visão mais clara das atividades nas quais vai querer se especializar no futuro. Normalmente, o profissional de Comércio Exterior começa a carreira como analista, podendo chegar a diretor após alguns anos de experiência.

Grade Básica do Curso de Comércio Exterior O currículo de Comércio Exterior varia de acordo com o tipo de curso (bacharelado ou tecnológico) e com a instituição. São disciplinas comuns: Língua Estrangeira; Sistemática de Comércio Exterior; Matemática; Teoria Econômica; Contabilidade; Direito Privado e Público; Direito Comercial; Direito Internacional; Pesquisa Operacional.

Onde estudar Comércio Exterior O curso de Comércio Exterior é oferecido em inúmeras universidades em todo o Brasil. A maior parte dos cursos de Comércio Exterior está em faculdades privadas. Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Comércio Exterior: Universidade Estácio de Sá (UNESA);Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL);Universidade de Franca (UNIFRAN);Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Fonte: Nota 10 Assessoria Acadêmica e Escolar