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É preciso mais que bom currículo para ingressar no mercado, alerta especialista

Com a concorrência cada vez mais acirrada para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, é preciso bem mais que um bom currículo e preparo. A avaliação é do analista de carreiras, Diego Farias.

Ele atende frequentemente jovens universitários nessa situação no E3 (Espaço Estágio Emprego) do Centro Universitário Estácio da Amazônia, e garante que uma dica valiosa para disputar uma vaga é manter uma boa postura diante do recrutador. “É saber se vender como profissional”, completa.

Outras dicas importantes são buscar capacitação e ter disponibilidade de conquistar uma oportunidade no mercado. “Não podemos dizer que em meio à crise que nosso país está passando, não há oportunidade de emprego. Não devemos esquecer que como profissionais, somos responsáveis em fazer a diferença em nosso país, se fomos os primeiros a desacreditar em tudo e principalmente do nosso profissional, como haverá a mudança em nossa nação”, afirma.

E falando em capacitação, ainda segundo Diego, investir em cursos de curta duração continua sendo uma boa pedida. “Com o mercado em meio à crise, as empresas tem necessitado de profissionais capacitados. No entanto um curso técnico ou tecnológico de no mínimo cinco anos e meio, é uma ótima alternativa para aqueles interessados a ingressar no mercado de trabalho”, analisa.

Depois de conseguir a vaga, comenta Diego, é salutar sempre buscar um bom relacionamento profissional no mercado, mostrando o que você faz ou exerce profissionalmente. “Procurar por mais conhecimento, participando de eventos e cursos, em que possamos ter a oportunidade de conhecer novos profissionais e aumentar a nossa rede de networking”, diz.

Quando o assunto é trabalhar a marca pessoal, o profissional deve, conforme ele, ser autêntico. “Devemos procurar sermos nós mesmos. A imagem pessoal não se dá somente pela aparência, mais ela engloba a aparência, o comportamento e a forma com que se comunica”, explica ele que complementa: “Devemos sempre procurar manter ou passar uma boa impressão, pois sabemos que a primeira impressão é a que fica. Segundo pesquisa temos somente 10 segundos para causar uma boa imagem, em média 90% da impressão é gerada pela linguagem não verbal (imagem/postura) e 10% pela linguagem verbal (Fala)”, sugere.