Línguas Macuxi e Wapichana são tema de encontro do Iphan em Roraima

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Roraima (Iphan/RR), em parceria com o Programa de Valorização de Línguas e Culturas Macuxi e Wapichana do Instituto Insikiran, promove nesta quarta-feira (15), um encontro com acadêmicos e representantes indígenas para a palestra “A Diversidade Linguística no Campo do Patrimônio Cultural”, no auditório Alexandre Borges, da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O evento terá início às 10h, com previsão de término para às 13h, será aberto ao público e com entrada franca. Aos participantes, haverá a emissão de certificados. Com representação nacional, a palestra será acompanhada pelo técnico do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan sede, Marcus Garcia.

A proposta, segundo a superintendente do Iphan/RR, Larissa Guimarães, é levantar questionamentos sobre a inclusão das línguas Macuxi e Wapichana no Inventário Nacional de Diversidade Linguística (INDL). “Temos uma política pública voltada para o reconhecimento de línguas, é um mecanismo recente, instituído por um decreto, uma política de sete anos (…) não muito difundida no campo do patrimônio imaterial”, disse.

A inserção das duas línguas maternas no INDL proporcionará referência e reconhecimento no Brasil, pois elas acabam ficando em segundo plano em relação aos registros. Larissa ressalta que no Estado existem diversos estudos voltados à população indígena e que a palestra será uma maneira de fomentar novos estudos e pesquisas para inclusão das línguas.

Ela explica que é importante a inclusão e reconhecimento das Línguas Macuxi e Wapichana para que façam parte das políticas relacionadas à salvaguarda de bens. “A ideia é criar mecanismos para manutenção e preservação para essas línguas a partir das perspectivas acadêmicas e na difusão de conhecimentos”, finaliza.

Por Yasmin Guedes

Foto: Yasmin Guedes