Para muitos a contagem regressiva para o Carnaval começou. A folia acontecerá na última semana de fevereiro, mas para quem pretende brincar durante o período da festa mais popular do país precisa, antes de mais nada, cuidar da saúde.
A nutricionista Liana Macedo alerta para os cuidados antes, durante e depois do Carnaval, principalmente quando o assunto é a hidratação. Tudo porque é nessa época em que muitas pessoas exageram no álcool e esquecem de ingerir um dos principais combustíveis que fazem a engrenagem chamada de corpo humano funcionar: a água. “O ideal é fazer uma alimentação leve e que você consiga hidratar bastante o seu organismo, dependendo muito do nível de atividade física, por exemplo, que você vai praticar”, e explica que esses exercícios vão desde a caminhada, a pular e dançar, por exemplo.
E para manter o equilíbrio e a firmeza antes e durante a brincadeira, a nutricionista recomenda a ingestão de alimentos leves, principalmente, frutas. “Nesses períodos onde a gente precisa se hidratar e precisa de carboidratos, precisa de energia, [o suco] é uma boa pedida, vai depender das combinações que você faz. Combinar alimentos energéticos com alimentos que ajudam a hidratar é uma boa pedida”. Outra dica é combinar proteínas, como o frango ou carnes magras com salada, as frutas e, sem esquecer, da água ao longo do dia.
Apesar de líquidas, as bebidas alcóolicas são antidiuréticas e capazes de desidratar o organismo, por isso que ao consumir uma determinada quantidade as pessoas urinam em excesso. Ela explica que xixi demais provoca desidratação, que piora se for acompanhada de exercícios no decorrer da folia, para isso é necessário que a água entre em cena.
E quando isso acontece, Liana recomenda o consumo de uma banana, suco de melancia com água de coco, devido ao potássio. Outra receita da nutricionista são os sucos de melão ou de laranja, fruta que concentra muito carboidrato e açúcar.
Por Yasmin Guedes
Foto: Divulgação