A Escola Estadual Nova Esperança, localizada na Vila Samaúma, município de Mucajaí, realiza nesta sexta-feira, 24, a I Feira de Ciências, voltada para a disciplina de Física.
Os 52 alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio farão diversos experimentos trabalhados durante três semanas. Os estudantes tiveram orientação do professor da disciplina de Física, Francisco Henderson. As demonstrações dos trabalhos escolares começam às 14h30 no pátio da escola.
“Estamos todos ansiosos para que chegue logo o dia da Feira. Tem muitos alunos que estão nervosos porque está participando pela primeira vez de uma Feira de Ciências. Estamos bem preparados e vai dar tudo certo”, disse a aluna do 2º ano, Suzzan Ericka Machado.
Além do professor de Física, os alunos contaram com o apoio da professora Célia Viana (Geografia), Sueli Caetano (Química), Albertina Rodrigues (Sociologia) e da gestora da escola, Áurea Faustino.
Os 18 alunos do 3º ano, vão apresentar experimentos como lâmpada caseira; levitação eletromagnética; experimentação ovo na garrafa (pressão); robô guindaste hidráulico (pressão e força); ferro fluído caseiro (eletromagnetismo); telepatia do palito (experiência de eletrostática).
Já as duas turmas do 2° ano farão os seguintes experimentos: garrafa que some (ótica); o liquido que quer ser sólido; água que troca palavras; mancha que desmancha; espelho infinito; microscópio caseiro com laser, luz que faz curva e vela de laranja.
Com o tema ‘A física que não percebemos’, os alunos vão demonstrar todo conhecimento adquirido nas aulas teóricas. “A busca de conhecimentos que promovam a Ciência e Arte fundamentam relevante passo na educação, porque socializam as diversas áreas do conhecimento”, argumentou o professor Francisco Henderson.
A escola Nova Esperança atende 333 alunos, conforme o Censo 2015, e dispõe das modalidades de Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).