Hemocentro inicia campanha para doação de sangue com foco no Carnaval

Com a proximidade do Carnaval, a demanda por sangue cresce nas unidades hospitalares públicas e privadas no Estado. E para chamar a atenção da população, o Hemocentro de Roraima (Hemoraima) lança a campanha “Carnaval Solidário: Antes da diversão, faça uma doação, doe sangue e proporcione alegria”, voltada a doadores cadastrados e a quem se enquadra nos critérios e pretendem se tornar doador.

Pela primeira vez, o auxiliar administrativo Fábio Soares Lopes enfrentou a agulha para captação de sangue do Hemoraima, para atender a cunhada que precisava da doação. Rosto avermelhado devido ao nervosismo, Fábio se viu mais tranquilo quando concluiu todo o processo de captação. “Eu tinha medo de doar, não é o medo, é outra situação que nos faz não vir aqui doar”, brincou.

Depois da experiência, ele pretende voltar. “Correto seria se a pessoa doasse, pelo menos, três vezes por ano. Peço para que as pessoas se conscientizem de que é importante doar e ajudar o próximo sempre é bom”, esclareceu.

E a situação no Hemoraima está complicada. O estoque de bolsas de sangue do fator RH negativo está abaixo do esperado. Na verdade, crítico, como classificou a assistente social do órgão, Rafaela Pessoa. Segundo ela, a necessidade diária é entre 60 a 70 bolsas, mas hoje o Hemoraima opera com 40 a 50 bolsas por dia. “No feriado, a demanda por sangue aumenta”. A urgência é para sangue O-, considerado o doador universal. “Em situações de urgência e emergência não dá tempo do médico fazer a tipagem sanguínea do paciente, então ele usa o sangue O- por ser doador universal”, reforça o pedido.

Para esse período de folia, a assistente social pede o comparecimento dos doadores do banco de dados para que colaborem com o Hemoraima. “Tendo em vista atender a todas as eventualidades que venham a acontecer durante esse período do Carnaval”. O Hemocentro de Roraima funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

* Quem pode doar:

Pessoas com idade entre 16 e 69 anos (no caso dos menores de 18 anos, com a devida autorização dos pais ou responsáveis);

Pesar acima de 50 quilos

Estar bem de saúde

Apresentar carteira de identificação com foto

* Condições no dia da doação:

Dormir, no mínimo, seis horas na noite anterior

Não estar em jejum

Não ingerir bebida alcoólica em, pelo menos, 12 horas antes da captação

Não fumar duas horas antes da doação

E não comer alimentos gordurosos

* Quem não pode doar:

Pessoas com hepatite após os 11 anos de idade;

Grávidas, Puerpera ou lactantes;

Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue.

Por Yasmin Guedes

Foto: Yasmin Guedes