Servidores e os colaboradores da Reitoria do Instituto Federal de Roraima (IFRR) assistiram a uma palestra de conscientização sobre as leis de trânsito, proferida por três policiais rodoviários federais na sala de reuniões da unidade nessa quinta-feira, 23. A ação foi promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social (CQVSS),e faz parte das ações preventivas pré-carnaval em prol da saúde dos trabalhadores.
Os policiais que proferiram a palestra, Nildo Campos, Tatiane Rosa e Thiago Barbosa, todos da Superintendência Regional de Roraima, alertaram o público presente sobre a importância da segurança no trânsito. Eles mostraram, por meio de vídeos, as principais causas de acidentes de trânsito no País: velocidade incompatível, embriaguez ao volante, ultrapassagem indevida e desrespeito às normas de circulação e conduta.
O policial Campos explicou que as leis e a sinalização de trânsito são feitas mediante estudos rigorosos e, portanto, devem ser respeitadas para preservar a vida de motoristas e pedestres. Ele frisou que pessoas comuns, que não tenham passagem pela polícia, ao beberem, podem provocar acidentes, até mesmo fatais. “Essa é uma atitude que pode trazer consequências para o resto da vida”, disse.
Os servidores e os colaboradores presentes participaram da palestra dirimindo dúvidas e compartilhando experiências vividas no trânsito. A policial Tatiane Rosa aproveitou a oportunidade para lembrar que “todos podem ser multiplicadores das informações e do bom exemplo no trânsito”.
Durante a exposição, também foram compartilhadas estatísticas de como o trânsito no Brasil é perigoso, colocando-o em 4.º lugar em número de acidentes no planeta. Conforme dados governamentais, os acidentes de trânsito resultam em mais de 150 mil inválidos por ano, e o gasto anual com vítimas de trânsito ultrapassa R$ 2 bilhões.
Outra informação apresentada foi a de que os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte entre os jovens brasileiros. Nesse contexto, os palestrantes destacaram que uma das grandes preocupações da PRF é contribuir para a conscientização sobre a segurança no trânsito. Entretanto, eles disseram que dependem da colaboração de todos para que a cultura da insegurança no trânsito seja mudada.
Ao final da palestra, a CQVSS agradeceu a parceria da PRF, uma vez que sempre o órgão tem colaborado com o IFRR por meio de palestras, quando solicitado. Na ocasião, a equipe da coordenação entregou uma lembrança aos palestrantes e desejou ao público um carnaval alegre e responsável.
Fonte: Ascom/Reitoria IFRR