O valor de uma assessoria de imprensa é inestimável a grandes empresas. Somente com o auxílio de uma boa assessoria é possível administrar efetivamente uma constante liberação de artigos já otimizados a SEO e conectando seus artigos já existentes dentro de um blog, sem gastar o tempo de funcionários internos com essas ínfimas tarefas.
A assessoria de imprensa é usada pelas melhores empresas como uma grande ferramenta de auxílio, seja na produção de artigos, no monitoramento de notícias, ou em diversas outras funções diárias. Se há uma grande empresa no mercado de comunicação, sempre haverá uma boa assessoria interligada a ela, isso é uma certeza.
Uma assessoria pode até mesmo ser usada em coisas muito além de auxiliar a criar e manter a credibilidade de um cliente para administrar uma crise dentro de uma empresa. Em tempos de crise, ela é usada como forma de gerenciar os efeitos da crise para diminuir os prejuízos financeiros que esse evento irá causar na assessoria de imprensa.
A criação de um vínculo entre clientes e jornalistas é também uma árdua tarefa, que pode ser concluída muito mais facilmente com o auxílio de uma boa assessoria, principalmente quando ela já possui contatos prévios com agências de jornalistas. Com bons releases a seus clientes, será fácil estabelecer esse vantajoso vínculo entre cliente e jornalistas.
Apesar de todas essas vantagens, é difícil para empresas menores entenderem as imensas vantagens de se contratar uma assessoria de imprensa. Essas empresas costumam enxergar essa contratação muito mais como um custo por serviços que serão prestados do que realmente um investimento para auxiliar no crescimento da empresa.
Você, como assessor, pode usar os seguintes argumentos para ser mais persuasivo ao entrar em contato com o dono de uma pequena empresa, a fim de fazê-lo perceber a importância de uma assessoria de imprensa.
1. Pesquisa de mercado fácil e efetiva
Ao se utilizar um assessor de imprensa, você estará liberando um pessoal de sua empresa de uma tarefa um tanto árdua: a pesquisa de mercado. O assessor de empresa é treinado a fazer um clipping muito mais dinâmico e preciso das notícias e menções de uma empresa.
Com o auxílio do assessor de imprensa, será muito mais fácil conseguir encontrar as menções de sua empresa e fazer o relatório de menções, para assim se saber qual deverá ser as ações tomadas da empresa em suas próximas ações estratégicas de marketing.
Assim, o que inicialmente pode parecer gasto de recursos para uma tarefa que já pode ser executada pelo pessoal, é na verdade o primeiro passo para um investimento mais dinâmico. O assessor de imprensa consegue soldar para descobrir melhores formas de aproveitar seus recursos e estratégias.
2. Contato mais efetivo com jornalistas
Grandes empresas já têm seu relacionamento com jornalistas estabelecido graças a uma assessoria de imprensa que trabalhou duro para firmar esse relacionamento. Porém, esse tipo de relacionamento pode ser muito benéfico a pequenas empresas, e servir como o estopim para o crescimento exponencial de uma empresa dentro do mercado que está inserida.
Firmar esse relacionamento é uma tarefa trabalhosa e longa, exigindo uma série de processos que irão se repetir. Primeiramente, é necessário que jornalistas adquiram um interesse em publicar notícias relacionadas a sua empresa, recebendo releases que
servirão de interesse mútuo, divulgando seu trabalho enquanto promovem maior visualização digital a eles. O ideal é que esse release já seja produzido para se adequar aos padrões de SEO, permitindo que assim tanto os jornalistas quanto você, tenham uma forma mais dinâmica de conectar um domínio ao outro na internet, e que ambos sejam melhores ranqueados no Google graças a isso. Após o release ser divulgado, é necessário fazer a sondagem e clipping para identificar por quais meios essa notícia foi divulgada, e principalmente, em quais meios ela teve os melhores efeitos e chamou mais a atenção de seu público. Um relatório sobre os efeitos do público no release será então gerado, e suas estratégias de novos releases e ações de marketing deverão ser baseadas a partir daí.
Todo esse processo poderá sim ser feito sem o auxílio de um assessor de imprensa. Não é impossível fazer isso. Porém é muito trabalho e custo sem necessidade.
Pense assim, um assessor já terá a preparação para lidar com o jornalista, já estará treinado e preparado para lidar com as possíveis adversidades que irão falar. Além disso, o release produzido por ele será feito muito mais rápido, com maior qualidade e com as técnicas de SEO já implementadas, conseguindo a atenção de mais jornalistas graças a isso.
Por fim, o processo de coleta de dados é trabalhoso e longo. Sua equipe pode fazer isso, mas ela não será nem tão rápida ou efetiva em relação a isso. Se somar a falta de qualidade com o tempo gasto, não valerá a economia de investimento.
3. Construir desde cedo sua credibilidade na imprensa
Você construirá naturalmente uma presença no mundo da imprensa é a forma ideal de crescimento. A assessoria de imprensa lhe permitirá esse crescimento orgânico e natural.
Você conseguirá traçar uma estratégia junto ao assessor de imprensa para planejar em quais veículos você focará diferentes recursos e estratégias de marketing. Seu segmento já por natureza possui um marketing nicho específico mais efetivo, mas você precisará saber explorá-lo efetivamente para conseguir expandir seus negócios e gerar mais lucro.
Micro e pequenas empresas atualmente ocupam uma imensa parcela do mercado e economia deste país, tanto na área de produtos quanto na área de serviços. É imprescindível que você comece a utilizar o que puder para tomar a frente do mercado em que atua e conseguir efetivamente se tornar uma marca de destaque na imprensa.
Ao se tornar uma marca de destaque na empresa local, você conseguirá divulgação gratuita de novos produtos e serviços, além de ser mencionado em eventos locais e afins. Sua marca será visada, sua empresa terá renome natural. Tudo isso, graças a estratégia implementada por um bom assessor de imprensa desde a construção da base da sua empresa.