O ano letivo de 2017 da Universidade Federal de Roraima (UFRR) começa na próxima segunda-feira, 3 de março. A instituição conta com cerca de 10 mil acadêmicos, entre calouros e veteranos, que iniciarão as aulas do primeiro semestre. A UFRR foi a primeira instituição de ensino superior firmada em Roraima, sendo a maior do Estado.
Para este ano, a Universidade ofertou em torno de 1,5 mil novas vagas por meio dos processos seletivos Vestibular e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de transferência e ingresso de graduados. O reitor, professor doutor Jefferson Fernandes do Nascimento deseja as boas-vindas aos alunos novatos.
Para facilitar a adaptação dos novatos ao mundo universitário, a Coordenadoria de Comunicação (CoordCom/UFRR) elaborou o Guia de Sobrevivência dos calouros da UFRR, um material que esclarece as principais dúvidas de quem inicia sua jornada pelo ensino superior em nossa instituição. O material pode ser acessado pelo link:http://ufrr.br/component/content/article?id=3390. “A Universidade está muito feliz com a chegada de novos alunos na instituição e também com a volta dos veteranos. Estamos trabalhando muito para melhorar a permanência deles durante os próximos anos que estrão conosco”, disse o reitor.
O reitor também pediu que os alunos colaborem com a atual equipe da Administração Superior da UFRR, que trabalha com o conceito de gestão compartilhada, buscando dar transparência a gestão, compartilhando as ações, dificuldades e projetos, de forma que a comunidade acadêmica tenha conhecimento da real situação da Universidade e participe da gestão, colaborando com sugestões. “Também queremos que os calouros possam cada vez mais contribuir, trazendo sugestões para a Administração, sobre problemas cotidianos que vão enfrentar durante este período. Estamos empenhados em melhorar questões como acessibilidade, melhor atendimento na assistência estudantil, nas bibliotecas, para que consigam passar por aqui com sucesso”, frisou.
A gestão da UFRR atua para melhorar a aprendizagem dos acadêmicos, bem como oferecer mais conforto. “A gente está tentando oferecer programas como o Aprenda Mais, trabalhando para melhorar a relação dos alunos junto às coordenações dos cursos, orientando e disponibilizando publicações como o Guia dos Coordenadores, para que o fluxo dos alunos que estão na Universidade melhore, principalmente nas questões da oferta de disciplina e de horários. Também estamos tentando melhorar a assistência estudantil e o atendimento no RU (restaurante universitário). Estamos concluindo a obra de ampliação da Biblioteca Central e vamos tentar disponibilizar o mais rápido possível, dando maior conforto principalmente para os alunos que utilizam a biblioteca”, finalizou o reitor.
Aprenda Mais – Criado para diminuir os índices de retenção e evasão dos alunos dos cursos de graduação. São ofertadas aulas de Matemática, Química, Física e Língua Portuguesa (produção textual) para os alunos da UFRR, com o objetivo de melhorar o seu desempenho acadêmico.
As aulas de reforço são ministradas em diversos turnos por professores e alunos veteranos. A metodologia será voltada especificamente ao atendimento de possíveis lacunas oriundas da Educação Básica.
O programa é uma ação conjunta da Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PROEG) e dos centros de Ciências Administrativas e Econômicas (Cadecon), de Comunicação, Letras e Artes (CCLA) e de Ciência e Tecnologia (CCT).
Fonte: Ascom UFRR