A primeira aula do programa Idade Ativa – Universidade Aberta à Terceira Idade, desenvolvido pela UERR (Universidade Estadual de Roraima), na manhã deste sábado (1º), contou com exercícios de alongamento e aula de zumba.
São 30 idosos inscritos no Programa, que deve ter duração de pouca mais de um ano. O Idade Ativa tem o objetivo de preparar o ingresso e permanência dos idosos nos cursos de graduação e pós-graduação da UERR.
O Idade Ativa também possibilitará às pessoas idosas o acesso à cultura, convivência comunitária, formação, qualificação e melhor qualidade de vida.
Aírton Lopes de Carvalho, prestes a fazer 80 anos, aposentado pelo INSS e pelo Estado, não pensa em parar. É funcionário ativo da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento do Estado de Roraima), Tecnólogo em Gestão Pública e já cursou três anos do curso de Direito. “Quero me apoderar do enriquecimento dado pelo conhecimento. A minha perspectiva é voltar a fazer a graduação, estudar as ciências que vão ajudar a minha luta na defesa das políticas nacionais dos direitos dos idosos”, disse Aírton.
O Programa, que é dividido em quatro módulos, oferece aulas aos sábados, das 8 às 12 horas, na sala 12 do campus Boa Vista. Cada módulo é dividido em cursos de 20 horas. O idoso pode participar de todo o programa ou também receber certificação por curso frequentado.
Neste primeiro módulo estão sendo oferecidos os seguintes cursos: Prevenção de acidentes domésticos (20h), Saúde na Maturidade (20h), Geração Saúde (20h), Nutrição e Saúde (20h) e Primeiros Socorros (20h).