Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Alunos da Escola Municipal Luiz Canará participam da primeira aula do projeto

A inovação tecnológica do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) chegou às escolas municipais. Foi nesta terça-feira, 11, a aula inaugural do Projeto Desbravadores Digitais “Educação Conectada e Cidadania”, com 30 alunos da turma do 4º ano B da Escola Municipal Luiz Canará. O laboratório de informática será nestes seis meses o espaço de estudos e pesquisas dentro do Projeto.

A primeira aula contou com uma cerimônia de abertura, para a comunidade escolar conhecer um pouco sobre o projeto. Antes, o projeto só era oferecido na sede do CCTI, agora se expande para quatro escolas da rede municipal. As pioneiras sãos as escolas municipais Luíz Canará, Juslany de Souza Flores, Delacir de Melo Lima e Carmem Eugênia Macaggi. Cada escola inseriu uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, envolvendo cerca de 120 alunos.

Para a gestora da Escola Luiz Canará, Liana Claudia, o momento é de alegria por estar entre as unidades escolhidas para receber o projeto. “É gratificante a Luiz Canará ficar entre as quatro escolas contempladas. Acredito que este será um momento de grande aprendizado e novas experiências para estes alunos, que serão os pioneiros do projeto”, disse.

O Projeto estará nestas escolas de abril a setembro de 2017, e encerra com a entrega de uma proposta de política pública para o município. Serão duas aulas por semana, conforme cronograma das escolas, geralmente nos horários das aulas de informática, de história ou geografia, com duração de 1 hora cada aula. Terá carga horária de 86 horas, com certificação para gestores, professores, cuidadores, técnicos e alunos envolvidos.

“Ao longo desses seis meses veremos as dificuldades, as potencialidades e os processos de melhorias que as escolas precisam para receber esse tipo de projeto. A ideia é levar para todas as escolas algo validado e compreendido com toda uma estrutura por trás”, ressaltou o gestor do projeto Filipe Rocha.

Os equipamentos utilizados pelos alunos são os que as escolas já possuem como o laboratório de informática, os tablets e as mesas pedagógicas. “Quando o CCTI chegou com esta proposta, ficamos maravilhados. O bom é que temos estrutura nas escolas para receber um projeto deste nível”, disse Ernandes Dantas, técnico da Coordenação de Ensino Fundamental da Smec.

O vice-prefeito Artur Henrique esteve presente na aula inaugural e explicou que o projeto Desbravadores Digitais nas escolas reforça o compromisso da gestão com o avanço da tecnologia no município. “O projeto está em fase experimental nas escolas. A prefeita se comprometeu em trazer inovação para a educação. Estamos incluindo a tecnologia na grade curricular destas quatro unidades. Será um ano de testes e conforme o resultado pretendemos expandir para as demais escolas da rede.”, ressaltou o diretor.

O que é o projeto?

Os Desbravadores Digitais é um projeto de Inclusão Social Digital e Cidadã, que reúne alunos do ensino fundamental para desbravar o território do município e construir propostas de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas, com a adoção de tecnologias.

O projeto foi adaptado para ser trabalhado nas escolas. Será um ensino Interdisciplinar, pois ao longo das aulas serão utilizados os conteúdos de Geografia, História, Ciências, Matemática e Português, com aplicações práticas.

Serão utilizadas ferramentas tecnológicas voltadas ao tema “Agricultura e Clima”, em um modelo de ensino conhecido como Educação 3.0 e Ensino Hibrido, é o progresso da educação em seu terceiro nível. Este modelo de ensino defende um aprendizado

diferente, em que o próprio aluno procura o conhecimento, ao invés do professor entregar a informação. Este modelo amplia a capacidade cognitiva dos alunos.

Fonte: secretaria municipal de Comunicação