Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Projeto quer levar Educação Artística para comunidades do interior

Ensinar técnicas de desenho para crianças e adolescentes moradoras de comunidades do interior de Roraima. Essa é a proposta do professor Kayo Soares que lançou recentemente em Boa Vista o projeto “Riscar RR”, com apoio da Organização Não Governamental CCVA Criando Possibilidades.

A primeira localidade a receber o projeto será Vista Alegre, no município de Caracaraí, Centro-Sul de Roraima. Ao todo, 55 crianças e adolescentes terão a oportunidade de aprender técnicas de sombra, luz, formas geométricas, perspectiva, conhecer um pouco sobre a linguagem do desenho e a composição das figuras. Mas para isso acontecer, é pedida a contribuição de R$ 25 para compra de material, que segundo Soares, será necessário para realização das aulas e continuação do desenvolvimento das técnicas após o curso, com data a prevista para acontecer no dia 22, sábado, com duas turmas.

“Eu sempre tive vontade de fazer um curso de desenho com pessoas que não tem a oportunidade, seja financeira ou por questões de localidade mesmo”, disse ao revelar que o desejo é de estender o projeto para outros municípios de Norte a Sul do Estado e a possibilidade e inclusão de outros artistas como técnicas como escultura e pintura, por exemplo. “Essa comunidade conheci através de um amigo que tem uma ONG lá. Uma comunidade muito carente, tanto de recursos como de pessoas que olhem por eles, foi quando apresentei a ideia de levar esse projeto”, continuou.

Para contribuir com o projeto “Riscar RR”, os interessados podem entrar em contato pelos telefones 99132-6575 ou 98113 3455, ir até a Escola de Desenhos localizada na avenida Bento Brasil, nº 264, no Centro de Boa Vista ou ainda depositar diretamente em conta do Banco do Brasil agência 4263-3, conta corrente 36849-0 em favor de Francisleile Lima.

Conforme o professor, o material a ser comprado será de qualidade e específico para desenho, o que permitirá a continuação após as aulas. “Precisaremos de material básico para o curso de desenho como alguns tipos de lápis, borracha, prancheta, papel, pasta para guardar o material, pincel para quadro branco e outras coisinhas”, citou.

Além de aprender a desenhar, o curso de desenho será a oportunidade de desvendar novos talentos escondidos pelos rincões roraimenses. “Temos muita gente habilidosa aqui no Estado, mas que não tem a oportunidade de mostrar o que sabe fazer”, complementou.

Por Yasmin Guedes

Equipe Educarr

Foto: Acervo pessoal