O Cineclube Fora do Eixo, em parceria com a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), exibe o média-metragem #nolhodarua, o primeiro filme-curso-documentário do Coletivo Cidadela/Oficina Cinemaneiro, do Rio de Janeiro. A exibição acontece nesta sexta-feira, 5, no Espaço Multicultural da Orla Taumanan, a partir das 19h30 e tem entrada gratuita.
O filme é uma realização de alunos e ex-alunos de projetos de formação audiovisual do Coletivo Cidadela e tem 64 minutos de duração. O enredo acompanha quatro artistas das ruas: um maestro que toca violino, uma artesã que escreve em grãos de arroz, uma performer e um cineclubista.
A produção chegará às salas comerciais pela Vila Cine, mas antes, a estreia do acontece em cineclubes e demais exibidores não-comerciais por todo o Brasil. O projeto que surgiu em 2014, no Complexo da Maré, é de autoria de Paulo Penteado, até então aluno, que desenvolveu a ideia, o roteiro e formatou o projeto.
Foram convidados ex-alunos atuantes no mercado de cinema e audiovisual para orientação de departamentos, como montagem, som e fotografia. No #nolhodarua mostra o dia a dia da arte nas ruas do RJ através dos olhares, do trabalho e das relações construídas por quatro artistas de rua.
De 01 a 31 de maio de 2017 acontecem 37 sessões cineclubistas em 22 cidades de 14 estados: RJ, SP, ES, MG, RS, PR, SC, AM, RR, DF, GO, CE, PB e PI.
INFORMAÇÕES:
98115 – 2967(Sandro Nine )
21-99846-4398 (Rodrigo Bouillet – Coordenador de Difusão)