As programações da campanha Maio Amarelo seguem pela cidade, levando informações necessárias para a construção de um trânsito mais seguro. E nesta segunda-feira, 15, os agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) estiveram no Colégio Claretiano para uma palestra em que foram abordados diversos temas com alunos de dez a 14 anos.
Os agentes de trânsito, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, mostram aos alunos sobre os perigos de andar em automóveis sem o uso do cinto de segurança, além do risco que é dirigir falando ao celular. Também foi tema da palestra a importância de sempre atravessar na faixa de pedestres.
De acordo com o diretor do Departamento de Educação para o Trânsito (Depet), Ney Brito, a abordagem desses e outros temas tiveram como objetivo a construção de futuros condutores conscientes, além de contribuir com uma maior conscientização no âmbito familiar. “A Smtran atua o ano inteiro nesse trabalho de conscientização, principalmente nas escolas, sejam públicas ou privadas, para que no futuro tenhamos índices mínimos de acidentes de trânsito, uma vez que o número de condutores prudentes, que respeitem as leis, seja bem maior”.
Segundo a diretora do colégio, Adriana Wenderlich, com esta conscientização, as crianças passam a atuar como pequenos agentes de trânsito em suas famílias, fiscalizando se os pais estão observando e cumprindo adequadamente as leis de trânsito. Inclusive, a escola já iniciou um trabalho, com apoio de outros órgãos como a Smtran, para que ações educativas desta natureza sejam mais freqüentes. “As crianças são muito observadoras. Quando elas recebem uma informação, como as que são repassadas nas palestras, elas ficam mais atentas ao mundo à sua volta. E quando se deparam com o pai ou a mãe descumprindo a legislação, como avançar o sinal vermelho ou não usar o cinto de segurança, elas tratam de notificá-los disso. Por isso que acredito na conscientização desde cedo, pois isso produz uma grande mudança no nosso mundo”.
A campanha – Com o tema “Minha escolha faz a diferença”, a campanha Maio Amarelo busca conscientizar, fiscalizar e trabalhar na sociedade o cumprimento das leis de trânsito. E para isso, durante todo o mês serão abordadas questões importantes para um trânsito seguro, destacando o uso de celulares, o excesso de velocidade e o consumo de bebidas alcoólicas, aliados à direção.
Em 2016 cerca de cinco mil condutores foram autuados por conduzirem automóveis sem uso de cinto de segurança e 800 foram autuados por conduzirem veículos falando ao celular ou usando fones de ouvido. No entanto, desde 2013, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Smtran, vem intensificando as campanhas educativas na capital.
No primeiro trimestre de 2017 houve redução de 25% nas mortes ocorridas na capital, em comparação ao mesmo período do ano de 2016. Além disso, também foi registrada redução de 20% nas mortes de motociclistas. A frota de veículos em circulação em Boa Vista é de mais de 170.000, 46% é de moto.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)