Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Integrantes do Dedo Verde ddistribuem 300 mudas de plantas em blitz educativa

Como parte das comemorações de 25 anos do Programa Dedo Verde, os integrantes foram a campo e promoveram uma blitz educativa com entrega de 300 mudas de plantas, na Praça do Centro Cívico. Dentre as mudas distribuídas estavam frutíferas, ornamentais e medicinais como: Ipê, açaí, boldo, jaca, mastruz, malva, manga e aipinha.

Todas as mudas foram preparadas pelos próprios integrantes, que reciclaram as latas de leite distribuídas pelo Programa Família que Acolhe, prepararam o húmus, que aprenderam a produzir na oficina de compostagem do Dedo Verde e fizeram o plantio.

“Reaproveitamos as latas, confeccionamos os adesivos em comemoração aos 25 anos do Dedo Verde, que ensina o passo a passo de como plantar e com isso, conseguimos fazer uma ação sustentável, de reutilização, produção de mudas, para deixar Boa Vista ainda mais arborizada”, contou a coordenadora do Dedo Verde, Karuliy Maia.

Ela explica que o programa garante que os jovens atendidos possam atuar como empreendedores ambientais. “É gratificante poder compartilhar um momento como esse, as pessoas poderem conhecer um pouco do trabalho que a gente desenvolve e ainda dividir um pouco do nosso saber com elas. Essa é também uma forma de contribuir para arborizar a cidade, deixá-la ainda mais bonita e ajudar o meio ambiente”, disse o integrante Jean Richard, de 17 anos. Há quatro anos ele participa do programa.

Parceria – A ação contou com a parceria da equipe de Divisão de Prevenção e Educação Para o Trânsito, da Superintendência Municipal de Trânsito, que auxiliou na distribuição das mudas e atuou com as atividades do Maio Amarelo, conscientizando motoristas, distribuindo panfletos e sacolas de lixo para carro.

Dedo Verde – Atualmente o programa atende 100 adolescentes entre 14 e 18 anos em situação de risco social. O programa tem suas ações focadas na ampliação, da rede de proteção, defesa dos direitos, prevenção de risco, fortalecimento de vínculos sociais e familiares e ainda a conservação ambiental.

O programa oferece oficinas de produção de mudas medicinais, ornamentais e frutíferas; ambiental; hortas urbanas; profissionalizante; teatro; música; psicossocial; saúde; esporte e lazer e ainda dialogando com os pais. Também disponibiliza benefícios como: bolsa de 180 reais, lanche e refeição, transporte e farda.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)