Como parte das comemorações de 25 anos do Programa Dedo Verde, os integrantes foram a campo e promoveram uma blitz educativa com entrega de 300 mudas de plantas, na Praça do Centro Cívico. Dentre as mudas distribuídas estavam frutíferas, ornamentais e medicinais como: Ipê, açaí, boldo, jaca, mastruz, malva, manga e aipinha.
Todas as mudas foram preparadas pelos próprios integrantes, que reciclaram as latas de leite distribuídas pelo Programa Família que Acolhe, prepararam o húmus, que aprenderam a produzir na oficina de compostagem do Dedo Verde e fizeram o plantio.
“Reaproveitamos as latas, confeccionamos os adesivos em comemoração aos 25 anos do Dedo Verde, que ensina o passo a passo de como plantar e com isso, conseguimos fazer uma ação sustentável, de reutilização, produção de mudas, para deixar Boa Vista ainda mais arborizada”, contou a coordenadora do Dedo Verde, Karuliy Maia.
Ela explica que o programa garante que os jovens atendidos possam atuar como empreendedores ambientais. “É gratificante poder compartilhar um momento como esse, as pessoas poderem conhecer um pouco do trabalho que a gente desenvolve e ainda dividir um pouco do nosso saber com elas. Essa é também uma forma de contribuir para arborizar a cidade, deixá-la ainda mais bonita e ajudar o meio ambiente”, disse o integrante Jean Richard, de 17 anos. Há quatro anos ele participa do programa.
Parceria – A ação contou com a parceria da equipe de Divisão de Prevenção e Educação Para o Trânsito, da Superintendência Municipal de Trânsito, que auxiliou na distribuição das mudas e atuou com as atividades do Maio Amarelo, conscientizando motoristas, distribuindo panfletos e sacolas de lixo para carro.
Dedo Verde – Atualmente o programa atende 100 adolescentes entre 14 e 18 anos em situação de risco social. O programa tem suas ações focadas na ampliação, da rede de proteção, defesa dos direitos, prevenção de risco, fortalecimento de vínculos sociais e familiares e ainda a conservação ambiental.
O programa oferece oficinas de produção de mudas medicinais, ornamentais e frutíferas; ambiental; hortas urbanas; profissionalizante; teatro; música; psicossocial; saúde; esporte e lazer e ainda dialogando com os pais. Também disponibiliza benefícios como: bolsa de 180 reais, lanche e refeição, transporte e farda.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)