Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Campanha de vacinação contra gripe encerra nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 26, encerra a campanha de vacinação contra a gripe e apenas 41% do público alvo foi imunizado. Até o momento 26.471 pessoas foram vacinadas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era imunizar pelo menos 90% de cada grupo.

Dos grupos que podem receber a vacina, as crianças têm a maior cobertura vacinal, até o momento, com 8.341 vacinadas aplicadas, seguidas dos idosos: 8.297, trabalhador da saúde: 4.595, gestantes: 2.099, professores: 1.089, indígenas: 1.022 e puérperas: 605.

A prefeitura convoca todos os grupos prioritários que ainda não se vacinaram que procurem uma unidade básica de saúde. “Não deixem de se vacinar, procurem orientações e informações verídicas em relação à vacina, e se protejam contra o vírus”, destaca Márcia Figueiredo, coordenadora do Centro Municipal de Imunização.

Número de casos – este ano já foram notificados de janeiro a maio, 6.078 casos de síndrome gripal nas unidades sentinelas (HGR e HCSA), o que significa 5.8% de todas as consultas. Este valor é mais da metade do total de casos de síndrome gripal notificados em todo o ano de 2016, que foram 10.363 casos. Em 2016, 8% das consultas realizadas nas unidades sentinelas foram referentes a casos de síndrome gripal.

Nos últimos cinco anos (2013-2017) ocorreram 315 óbitos por pneumonia no município de Boa Vista, a maioria sem confirmação do agente etiológico causador da doença. Porém no último ano de 2016 ocorreram dois óbitos confirmados por infecção pelo vírus Influenza, através de amostras coletadas nas unidades sentinelas de vigilância da Influenza do município de Boa Vista.

Grupos prioritários

Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos, trabalhadores de saúde, professores das redes públicas e privadas, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade, o que incluem adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com condições clínicas especiais. Neste caso é necessário que seja apresentada a prescrição da vacinação com a exposição do motivo da indicação da vacina, levando em consideração a lista de condições crônicas contempladas pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)