Uma ideia inovadora sai do papel para ganhar as plataformas digitais. A startup MyPet’s pretende unir, em um só canal, Organizações Não-Governamentais (Ongs), que resgatam e cuidam de animais abandonados, empresários e a comunidade em geral, em torno de um só objetivo: o bem estar dos bichinhos de estimação.
A ideia do professor Iury Salino, do curso de Sistema de Informação do Centro Universitário Estácio da Amazônia, é um dos projetos finalistas da pré-aceleradora Burity Valley, na área de Empreendedorismo Inovador. Como finalista, a startup passará pelo processo de mentoria e capacitação no Centro de Ciência e Tecnologia e Inovação (CCTI), da Prefeitura de Boa Vista em parceria com o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no período de seis meses.
“Era um projeto de inovação tecnológica que iniciei na faculdade, algo meio que autônomo e comecei a desenvolver com alguns alunos”, contou Salino. A escolha pelo seguimento pet motivou-se pelo crescente investimento no setor. Estima-se que em 2015 este tipo de mercado tenha movimentado mais de R$ 18 bilhões em todo Brasil, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), superando o comércio de 2014.
Durante os estudos de viabilidade, Salino identificou que as Ong’senfrentavam o desafio de encontrar donos para animais resgatados, bem como para abrigar, alimentar e cuidar da saúde deles após esse processo de resgate. “Então, resolvemos criar essa plataforma com intuito de aproximar as pessoas que gostam de ajudar, com ong’s e empresários que queiram divulgar serviços e produtos”, frisou.
Também há espaço para empresários que viram no comércio de animais domésticos a forma de driblar a crise que assola todas as regiões do País. Para quem ainda não teve acesso, a MyPet’s possui uma página no Facebook (facebook.com/aplicativomypets) com mais de 400 seguidores, quatro ONGs parceiras e três empresas de ramos diversos. “A FanPage nos mostra o engajamento das pessoas com essa plataforma”, explicou. O contato para os interessados em colaborar com a startup é contatomypets@gmail.com.
A finalidade do aplicativo, cuja previsão para lançamento é 1º de agosto, não é somente atender às ONGs, mas orientar quanto à vacinação, segurança, data para vermífugo, assim como encontrar clinicas veterinárias, feiras, eventos e cães da mesma raça, se tornando um canal informativo para proprietários dos chamados pets. A versão beta para teste estará disponível, a priori, para aparelhos com o Sistema Operacional Android, de forma gratuita.
A intenção é chegar a mil downloads nos primeiros meses, antes do final da pré-aceleração. Salino revelou que todo lucro gerado com a plataforma será sorteado entre as Ongs parceiras para conversão em benefícios aos animais abrigados. “Esse será o diferencial da MyPet’s”, garantiu.