“Desta vez não foi somente o Alamar, mas também as promoções de alunos. Hoje foi promovida a primeira capitã que vai comandar todo batalhão da escola”, destacou orgulhosa a governadora Suely Campos, na solenidade de Formatura e Promoção dos alunos no CME (Colégio Militar Estadual) Professora Elza Breves de Carvalho, na tarde desta segunda-feira, 29.
Comemorando um ano de implantação do Ensino Básico Militar, vinte e quatro alunos foram promovidos aos postos de Oficiais e Praças, como 1º e 2º sargento, cabo, aspirante, 1º e 2º tenente e capitão. A promoção é uma prática comum nas instituições escolares militares e é mais uma ferramenta de incentivo aos estudantes.
Além disso, 27 alunos foram condecorados com o Alamar que é uma promoção anual e tem como base a nota acima de 8,5 e o comportamento do estudante. Durante este ano eles vão desenvolver funções de acordo com as graduações.
O diretor do CME, coronel Adelson Filgueiras, ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido ao logo deste ano. “São 24 alunos promovidos hoje, e esse é o coroamento de um ano de trabalho disciplinar desenvolvido aqui na escola”, ressaltou.
DESTAQUE – Promovida ao posto de primeira capitã do CME, a aluna Sariene Lima, falou sobre as mudanças após a implantação do regime disciplinar na escola. “O ensino militar é basicamente fundamentado na hierarquia, respeito e disciplina. Anteriormente os alunos não respeitavam os professores, mas hoje percebemos que mudou bastante”, apontou Sariene.
Promovida ao posto de 1º tenente, a aluna 2º ano Mariane Gervásio, disse que “isso representa minha grande conquista nesse bimestre após conseguir uma boa nota. Eu espero poder me empenhar ainda mais nos estudos e chegar ao posto de capitã”, disse.
De acordo com o comandante da PM (Policia Militar) o coronel Edson Prola, hoje o ensino militar é uma realidade positiva no Brasil. “Tem dado certo em outros Estados e aqui não poderia ser diferente, graças à sensibilidade da governadora Suely Campos em implantar o ensino militar no nosso Estado” enfatizou Prola.
Desde o dia 18 de maio de 2016 a escola adotou o regime disciplinar do Colégio Militar Estadual, baseado nos princípios de hierarquia e disciplina. O desenvolvimento dos alunos melhorou cerca de 90%.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação