Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Exposição Maloca Querida retrata costumes, lendas e história do povo Macuxi

A Superintendência de Turismo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) abre as portas da Intendência – Orla Taumanan para receber a exposição “Maloca Querida”, da artista Carmézia Emíliano.

Os costumes, as lendas e a história do povo Macuxi, serão retratadas em 19 obras, que estarão à disposição do público a partir do dia 4 de junho. Os visitantes ainda poderão saborear uma deliciosa Damurida e também degustar o Caxiri, típicos da culinária indígena, preparado especialmente pela artista.

Carmézia é autoditada e gosta de pintar cenas comuns do dia a dia da maloca, paisagens do local onde viveu, típicos da expressão cultural do povo Macuxi. Serão 19 obras que estarão à disposição do público até o dia 10 de julho. “Haverá interação com os alunos da rede pública durante a exposição, onde a artista vai contar um pouco de sua trajetória. Receber essa exposição também é uma forma de valorizar nossos artistas e incentivar a cultura local”, disse a superintendente de Turismo da Fetec, Alda Amorim.

A artista – Carmézia Emiliano é da etnia Macuxi, da Maloca do Japó, em Normandia. Nasceu em abril de 1960 e aos 28 anos de idade veio morar em Boa Vista. Em meados de 1992, Carmézia foi presenteada com um kit de pintura pelo artista Eliakin Rufino, após visita a uma exposição de Eliezer Rufino. Incentivada por Eliakin, pelo marido, o também artista Leo Malabarista e dos amigos, começou a retratar nas telas história do povo Macuxi, da maloca, de seus costumes e lendas. Carmézia é mãe de seis filhos, e uma importante artista que traz em sua arte toda representatividade indígena.

“Quando comecei a pintar a primeira coisa que veio na minha cabeça foi à maloca, a serra, a paisagem, o buritizeiro, as caças. Meu marido foi me ajudando comprando os materiais e, aos poucos fui passando tudo isso para as telas, pintando o dia a dia do lugar onde eu vivia, por isso batizei essa exposição de Maloca Querida”, contou Carmézia.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)