Profissionais de municípios roraimenses participam de curso de Educação Inclusiva

 

Durante essa semana, até a sexta-feira, dia 15, 45 profissionais da educação de sete municípios roraimenses estão participando de uma capacitação ofertada pela Prefeitura de Boa Vista. Trata-se do Projeto Educar na Diversidade, feito em parceria com o Ministério da Educação. A formação está sendo realizada no Hotel Cristal, localizado na Av. Nossa Senhora da Consolata, no bairro São Vicente.

Desde 2008, Boa Vista é um dos 160 municípios polos do Programa de Educação Inclusiva no Brasil. Compete à prefeitura, realizar diversas atividades entre elas, o curso de formação junto aos municípios da sua área de abrangência, que inclusive já está em sua última etapa firmada no convênio. São dois representantes dos municípios do Cantá, Alto Alegre, Normandia, Bonfim, Mucajaí, Pacaraima e Uiramutã.

O Projeto tem como objetivo preparar docentes das redes de ensino regular para inovar na sala de aula, usando metodologias participativas e mais conducentes à aprendizagem. Tais metodologias de ensino são chamadas de inclusivas, pois constituem estratégias de ensino e aprendizagem planejadas para possibilitar a participação de todos os estudantes na classe, mesmo aqueles que encontram maiores barreiras para aprender.

A dinâmica do curso é desenvolvida com aulas verbalizadas e interativas, oficinas de ensino colaborativo, relatos de experiências e debates que favoreçam estratégias para garantir o acesso, permanência e aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial a um sistema educacional cada vez mais inclusivo.

Estes educadores saem do curso com a missão de disseminar as metodologias junto aos docentes das escolas de sua cidade ou região e assim fortalecer a rede de ensino. A professora do município de Normandia, Edilamar Oliveira, falou dos desafios que é implantar a educação inclusiva nas escolas de sua cidade. Ela ressaltou que das 13 unidades, apenas uma tem sala adaptada para a educação especial, que é justamente onde são atendidas todas as demais crianças da rede.