O time de handebol masculino do Campus Amajari consagrou-se campeão da terceira e última etapa dos Jogos Intercampi do Instituto Federal de Roraima (IFRR), que ocorreu nos dias 2 e 3, na unidade. O vice-campeonato ficou com o Campus Boa Vista (CBV), seguido pelo Novo Paraíso (CNP).
Além do troféu de primeiro lugar, o atacante Daril Laurena da Silva Couto, 17, aluno do curso Técnico em Agropecuária, foi escolhido o melhor jogador da competição. “Fiquei surpreso, mas essa escolha é resultado do trabalho em equipe, do esforço em grupo e de o nosso técnico acreditar na gente”, disse.
Daril tem histórico de conquistas. Em 2016 era o goleiro do futsal na etapa local, quando o CAM venceu os jogos do IFRR, mas, por considerar que não estava tão bem preparado, deu a vaga para um colega, que ele ajudou com dicas e treinamentos de defesa. E os meninos acabaram vencendo a etapa regional e ficaram com o vice-campeonato nacional dos institutos federais.
Para este ano, Daril, que está no 3.º ano do curso técnico, comenta que preferiu dar oportunidade para outro aluno ser goleiro do time de futsal, já que ano vem esse aluno vai continuar na escola e, assim, garantir mais experiência para futuras competições.
Mas, com o espírito esportivo na veia, o atacante não deixaria 2017 passar em branco, ainda mais sendo seu último ano na escola. Ele resolveu competir pelo handebol e, desde o fim do ano passado, começou a treinar sério para a competição. O contato com o handebol quatro anos antes ajudou.
“Em 2013, peguei base nos jogos interclasse de que eu participei na escola Antônio Coelho de Lucena, em Boa Vista. E, como me identifico com o esporte, comecei a treinar no fim do ano passado aqui no campus. O professor Mateus (técnico) falava que o time tinha bons jogadores e que era preciso só treino, e nós acreditamos”, afirmou.
Sobre vencer o campeonato, o atleta garante que, com base nos treinamentos, na dedicação de todos e na crença do técnico na equipe, o tempo todo o time entrou em quadra acreditando na vitória. “Os times eram bons. O doCampus Boa Vista tinha marcação dura, atacava bem, mas estávamos determinados a ganhar, porque sabíamos do nosso padrão. E, graças a Deus, deu tudo certo”, finalizou.
CONFRONTOS – Os anfitriões da casa, o CAM, fizeram a primeira partida na sexta-feira, dia 2, contra o CNP, e venceram por goleada: 16 x 2. O segundo jogo também foi entre o CAM x o CBV, e quem levou a melhor foi o CAM, com diferença de um ponto no placar: 15 x 14.
O último jogo do handebol ocorreu no sábado entre as equipes do CBV e do CNP. A melhor ficou com o CBV, que finalizou em 13×6.
Gestores buscam recursos para garantir participação do IFRR nas próximas etapas
Encerrada a terceira e última etapa dos Jogos Intercampi do Instituto Federal de Roraima de 2017, os gestores já estão buscando recursos externos para garantir a participação dos times e dos atletas nas próximas etapas, que são a regional, em Belém (PA), e a nacional, em Poços de Caldas (MG).
Durante a fala de abertura desta etapa, no Campus Amajari, no último fim de semana, 2 e 3 de junho, a reitora do IFRR, Sandra Mara Dias Botelho, disse que tinha participado de uma reunião, em Brasília, em busca de recursos que garantam a participação dos alunos-atletas. “Como todos sabem, vivemos um contingenciamento de recursos, mas já
estamos buscando recursos para garantir a participação dos atletas nas demais etapas”, afirmou.
O pró-reitor de Extensão, Nadson Castro, explicou que, como os recursos atuais da instituição não garantem a participação nas demais fases, a gestão está pensando por etapa. “Vai ter a participação do instituto (Roraima) sim. Hoje estamos fazendo esforço com vistas à etapa regional. Se não conseguirmos fomento externo, vamos usar recursos próprios, mas aí diminuirá a participação das equipes”, explicou.
Castro comentou ainda que o Campus Amajari tem o recurso previsto na Extensão e, portanto, vai poder levar as equipes vencedoras. Ele lembrou que, nesta semana, terá reunião com os professores de Educação Física doscampi. “Cada campus vai enviar um professor, e aí vamos discutir a etapa regional. Caso a gente não consiga os recursos para levar todos os campeões das etapas, a escolha será por índice técnico”, disse.
O diretor-geral do CAM, George Sterfson Barros, destacou o bom desempenho dos alunos dos campi do interior nesta edição dos jogos, frisando que a competição é salutar para os atletas. Ele lembrou o bom desempenho que a equipe de futsal do campus vem tendo.
“Ano passado o futebol de salão foi campeão da fase regional e, na fase nacional, vice-campeão. Então, uma equipe que sai do interior e consegue todos essas vitórias nos faz sentir muito realizados de ver o trabalho dos colegas de Educação Física”, mencionou, agradecendo a todos que ajudaram a fazer o evento, como docentes, técnicos e terceirizados. “Eu acho que a gente fez o que era melhor para atletas e dirigentes. Todos estão de parabéns!”, destacou.
APRENDIZADO – Participando da segunda competição dos jogos pelo IFRR, a judoca Aldenise Maicon, 17, doCampus Boa Vista, ganhou o 1.º lugar no médio e o 2.º no absoluto. Ano passado ela chegou a representar a instituição na fase regional, em Manaus, alcançando a 4.ª colocação. “Foi uma boa experiência, porque foi meu primeiro campeonato, e só de representar o Instituto de Roraima já foi ótimo”, garantiu.
E quem pensa que a intensa rotina de estudos da estudante, que passa o dia todo na escola, a desanima engana-se. “A gente treina bastante e é muito gratificante pra gente, porque o esporte é um incentivo a mais. Quando viaja, é uma experiência muito boa, porque o instituto dá uma assistência legal; a gente conhece novas pessoas, faz novas amizades e viaja com o dever de estar representando o IF. É muito gratificante pra gente”, assegurou.
Fonte: CCS/Campus Amajari