O projeto Conte e Encante, uma ação sócio educativa de professores e acadêmicos dos cursos de Administração e Recursos Humanos do Centro Universitário Estácio da Amazônia, promoveu contação de histórias infantis para crianças com idade entre 2 e 4 anos nesta quarta-feira, 7, em uma creche pública municipal no bairro Cidade Satélite.
A proposta é seguir com ações em outros estabelecimentos de ensino no entorno do Centro Universitário, e ainda em abrigos infantis municipais e estaduais.
A proposta das professoras Suelen Santos Bezerra e Janaína Ribeiro é despertar nas crianças o gosto pela leitura. “Sem perder de vista uma perspectiva lúdica, buscando promover o desenvolvimento do potencial intelectual, social e linguístico das crianças, expandindo ao máximo seus horizontes”, explica Janaína. Tudo isso, conforme ela, buscando ainda, propiciar aos alunos dos cursos de gestão, práticas concretas e afinadas com sua formação acadêmica, que permitam o exercício da responsabilidade social. “Ao mesmo tempo em que o acadêmico percebe seu papel de cidadão consciente na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, cria alternativas para transformações sociais”, aponta.
A iniciativa, segundo as professoras, têm inúmeras vantagens, como oferecer às crianças oportunidades de crescimento cultural e de ampliação de sua sociabilidade, favorecer o desenvolvimento da linguagem e o espírito crítico por meio da compreensão dos textos lidos, além de oportunizar um espaço lúdico para as crianças, de maneira que possam se expressar, exercitando sua criatividade. O projeto também visa contribuir para a formação acadêmica dos alunos dos cursos de gestão envolvidos no trabalho, enquanto agentes formadores e transformadores de mudanças e promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa. “Este projeto atende a um anseio da comunidade local, preocupada com as dificuldades de leitura e de compreensão das crianças, e se articula também com o ensino, pois possibilita aos alunos a prática dos conhecimentos adquiridos na formação acadêmica, tornando-os atores participantes do processo de inserção da criança no mundo da leitura. Favorece, ainda, a integração e a troca de experiências e conhecimentos entre os alunos de graduação, possibilitando o desenvolvimento da cidadania dos mesmos”, concluiu a professora.