Comerciantes participam de oficina sobre como lidar com finanças

Comerciantes que atuam na Praça da Cultura participaram durante toda a manhã desta terça-feira, 20, da oficina “Sei formar Preço”, promovida pelo programa Braços Abertos em parceria com o Sebrae-RR. A proposta foi capacitá-los em práticas econômicas, com foco nas finanças e no gerenciamento de negócios.

No total, a oficina contou com 45 participantes, sendo 37 comerciantes informais da Praça da Cultura e oito do miniterminal Luiz Canuto Chaves, que aguardam a reforma do espaço para voltarem a atuar. No conteúdo da capacitação estavam pontos fundamentais para o gerenciamento de negócios, como custo, preço, planejamento estratégico, atendimento ao público e como gerenciar gastos.

Os participantes são vendedores que atuam no setor de gastronomia e entretenimento, como aluguel de pula-pulas e carrinhos motorizados. Para a coordenadora de Campo do programa Braços Abertos, Rosana Chaves, a intenção é que com essa capacitação, os comerciantes possam potencializar a economia e contribuir com a geração de emprego e renda. “Ao mesmo tempo em que eles melhoram a forma de como lidar com seu negócio, eles também passam a contribuir com a economia local, gerando novos empregos, pois ao melhorar o atendimento ao público e gerando lucro, o comerciante passa a contratar mais pessoal. E estas oficinas orientam como seguir todos os passos necessários para que o negócio seja lucrativo e de sucesso”.

Há oito anos atuando na Praça das Águas e na Praça da Cultura, Walfre Hage, conhecido como “Banha”, participou da capacitação com a proposta de melhorar seu empreendimento. Para ele, em dias de crise financeira, é preciso que o trabalhador busque todas as formas necessárias para se destacar no mercado e garantir o sucesso dos negócios. “A crise atingiu todos os setores. Muitos colegas foram bastante afetados e tiveram que abandonar o que estavam fazendo. E essas capacitações são importantes, pois nos dão as ferramentas necessárias para nos aperfeiçoarmos, para aprender mais e desenvolver melhor nossos empreendimentos”.

OFICINAS – A Prefeitura de Boa Vista, por meio do Programa Braços Abertos, firmou parceria com o Sebrae-RR em 2015 para capacitar todos os que atuam no comércio em espaços públicos, como praças, parques e terminais de integração. Desde então, 427 pessoas já passaram pelos mais de 20 cursos, oficinas e workshops promovidos na área de gerenciamento e planejamento econômico.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)