MERCADO DE TRABALHO – Estagiários reforçam serviços e ganham experiência profissional na Sesau

Estudantes das universidades e faculdades de Boa Vista têm desempenhado um papel importante na Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) como estagiários. Desde 2015, a secretaria implantou o programa de estágios, projeto que tem rendido frutos positivos. Além da contribuição na maioria das coordenações estratégicas para o funcionamento dos serviços de saúde, a contratação de estudantes é um compromisso da atual gestão com a formação de futuros profissionais para o Estado.
Os contratos remunerados são mediados pelo IEL-RR (Instituto Euvaldo Lodi de Roraima), e têm a duração de um ano, podendo ser renovado conforme do desempenho do estudante. Os estagiários são alocados conforme a área de formação, podendo atuar no campo de administração, direito, engenharia, contabilidade, comunicação, e também diretamente nas unidades de saúde.
A coordenadora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Consolata Alves, considera a abertura de estágio tanto obrigatório, como não obrigatório, de suma importância para todos os setores. “A contratação de estagiários promove a integração escola-empresa-governo, complementando o ensino e aprendizagem dos alunos, além de proporcionar a formação prática do profissional, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, explicou.
A contratação de estagiários contribui para o desenvolvimento profissional do aluno, pois, incentiva a frequência escolar, já que para estagiar o jovem precisa estar frequentando regulamente as aulas. Outro fator relevante é o contato com a prática da futura profissão, que assegura o primeiro e decisivo passo para o desenvolvimento da carreira.
Para Thalyta Andrade, que atua há um ano na Sesau, o estágio foi a primeira oportunidade para vivenciar os desafios da profissão que escolheu seguir.  “É muito bom poder associar a teoria que eu aprendo na faculdade com a prática da profissão no estágio. Fazendo um balanço, percebo que hoje consigo resolver questões que há um ano eu não saberia e isso é extremamente positivo”, disse.
ESTÁGIO – O estágio é assegurado pela Lei Federal 11.788/08, que regulamenta a utilização desse serviço. Nela constam as diretrizes e normas que devem ser seguidas pela instituição contratante. Segundo a legislação em vigor, estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. 
 
FONTE: Secretaria Estadual de Comunicação