PREVENÇÃO – Alunos da rede estadual de ensino recebem palestras sobre o uso de drogas

Estudantes das escolas públicas estaduais, dos ensinos fundamental e médio, estão recebendo orientações de combate ao uso de drogas, por meio de palestras ministradas a partir de um trabalho de parceria entre a Sesp (Secretaria de Segurança Publica de Roraima), Polícia Civil e o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas).

A programação faz parte de uma série de atividades voltadas para a semana Nacional Antidrogas que leva aos alunos, orientações sobre os riscos e conseqüências do consumo de drogas. Além disso, no dia 26 de junho, é comemorado o Dia Internacional de Combate às Drogas.

“Os jovens são a base da nossa sociedade e por isso esse tipo de iniciativa é muito importante para que os adolescentes do Estado tenham a noção dos perigos que o mundo das drogas trazem não só para eles, mas para toda a família”, salientou a governadora Suely Campos.

As palestras são realizadas simultaneamente em várias escolas públicas da capital. Os diálogos são conduzidos por uma equipe formada por profissionais especializados levando orientações e demonstrações sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas, bem como, as infecções sexualmente transmissíveis.

O diretor do Departamento de Cidadania da Sesp, Volney Amajari, destacou a importância de levar ações de prevenção aos jovens nas escolas estaduais. “Nosso trabalho é de orientar, é importante abrir os olhos dos adolescentes sobre os riscos e efeitos para quem usa drogas e desse modo, levar a uma reflexão sobre o assunto”, destacou.

Além da prevenção, o ciclo de palestras pretende discutir com os adolescentes em situação de vulnerabilidade social, quais são os perigos e conseqüências enfrentadas pelas famílias de usuários, como por exemplo o risco de contrair DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e Aids.

De acordo com um dos palestrantes, o médico infectologista residente do HGR (Hospital Geral de Roraima), Joel Gonzaga, as drogas podem ser a grande causadora do aumento de doenças entre os jovens. “O maior aumento nos casos de HIV, pode estar relacionado ao uso de drogas. Sabemos dos 7.500 novos casos em 2015, que cerca de 35% foram diagnosticados em jovens de 15 a 25 anos”, disse Joel.

OUTRAS AÇÕES – O Departamento de Cidadania da Sesp vem realizando na Caravana do Povo, trabalhos informativos sobre uso e abuso de entorpecentes e distribuindo cartilhas de prevenção às drogas, tendo como público-alvo principal os alunos das escolas estaduais onde a Caravana é realizada, motivo pelo qual as palestras ocorrem sempre no dia anterior ao de realização da Caravana. A distribuição das cartilhas ocorre nos dois dias.

O “Programa Crack, é possível vencer” – desenvolvido pelo governo federal, tem a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack e seus familiares. As ações do Programa são organizadas em três eixos temáticos: Prevenção, Cuidado e Autoridade.

De acordo com o coordenador estadual do Programa e secretário de Segurança Pública, coronel Paulo César Costa, a maioria dos problemas enfrentados pelos órgãos que atuam em segurança pública atualmente, está relacionada com as drogas.

“Precisamos combater o tráfico e o uso de drogas com ações preventivas eficazes e, para tanto, é importante e salutar que cada entidade faça sua parte, repassando e compartilhando em rede tudo o que é proposto, para que dessa forma possamos realmente obter resultados aceitáveis”, ressaltou Paulo César.

EM RORAIMA – Em âmbito estadual, o comitê tem como funções coordenar a implantação do Programa, articulando as diferentes redes municipais de atenção ao usuário de drogas, oferecer assessoria e apoio técnico aos municípios, garantir a integração das ações do programa nas áreas de saúde, segurança pública, assistência social, justiça, direitos humanos e educação, organizar o atendimento das redes estaduais de atenção ao usuário de drogas, elaborar relatórios periódicos e balanço anual para o Comitê Gestor Federal e monitorar a execução dos planos municipais.

O Comitê Gestor é composto por representantes da Sesp, Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social), Sesau (Secretaria da Saúde), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Sejuc (Secretaria da Justiça e da Cidadania), Seed (Secretaria de Educação e Desportos), Delegacia Geral e Prefeitura de Boa Vista e as reuniões ocorrem mensalmente, na sede da Sesp.

FONTE: Secretaria Estadual de Comunicação

Foto: Secom RR