Clube destaca leitura de escritoras em rodas de conversa em Boa Vista

No dia 24 de julho, a partir das 18h30, no Espaço Ponto de Cultura Usina, Café e Cultura, localizado na rua Raio Solar, nº 509, bairro Jóquei Clube, zona Oeste de Boa Vista, acontecerá o oitavo encontro do Clube de Letras “Ler Mulheres”. O “Ler Mulheres” é um projeto nacional e tem a intenção de incentivar à busca de literatura feita por escritoras nacionais e internacionais.

Ágda Caroline é uma das três mediadoras locais e conta que a participação é livre e de forma gratuita. O livro escolhido para esta edição é “O Menino de Ouro”, escrito por Abigail Tarttelin. “O foco do projeto é apenas o incentivar a leitura de autoras, pois não temos tanta oferta a literatura feita por mulheres”, ressaltou.

Segundo Ágda, a obra a ser debatida durante os encontros acontecem com dois meses de antecedência, “para todos terem tempo de ler, comprar ou ter acesso virtual e no dia do encontro a gente apenas conversa sobre o livro e das temáticas que são abordadas nele”, explicou.

Em média, 20 pessoas participam das rodas de conversa. A primeira edição aconteceu em dezembro do ano passado.

Há dois anos nascia a ideia de montar clubes de leituras sobre mulheres através da escritora Joanna Walsh que propôs o projeto #readwomen2014, com o único proposito: fazer com que as pessoas lessem mais escritoras. Em todo País existem, aproximadamente, 29 clubes. Para conhecer mais sobre o projeto acesse http://leiamulheres.com.br/.

SOBRE O LIVRO – A família de Max não permitiria nenhum desvio na imagem perfeita que havia construído. Karen, a mãe, é uma advogada renomada, determinada a manter a fachada de boa mãe, esposa e profissional. Steve, o pai, é o exemplo do chefe de família presente em sua comunidade, favorito a um importante cargo público. O ponto fora da curva é Daniel, o caçula, que, para os padrões da família Walker, é “estranho”: não é carinhoso, inteligente ou perfeito como Max. Max é intersexual: nasceu com os dois conjuntos de cromossomos, XX e XY e, portanto, é menino e menina. É a partir do olhar de cada pessoa que orbita a vida de Max que a autora Abigail Tarttelin compõe a sua narrativa em Menino de Ouro. A autora traz à tona questionamentos sobre até que ponto o gênero sexual define uma pessoa e suas relações, por dentro e por fora.

SOBRE A AUTORA – Abigail Tarttelin nasceu na Inglaterra e é feminista. Atualmente, é editora de livros da Phoenix Magazine, além de escrever para os veículos The Huffington Post e The Guardian. Menino de Ouro é o seu segundo romance. O primeiro livro de Abby, “Flick”, publicado em 2011, foi descrito como um futuro “clássico alternativo que se absorve aos poucos”.

Fonte biografia: Skoob