O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) assinou Termo de Cooperação Técnica, Administrativa, Científica, Tecnológica e Pedagógica com a Fundação Nacional de Saúde/Superintendência Estadual de Roraima, esta semana com a finalidade de oferecer o curso superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental a 35 servidores daquela instituição, tanto da Capital como do interior.
A parceria terá vigência de quatro anos, podendo ser prorrogada, caso haja interesse em dar continuação às ações de formação ou realização de estudos e pesquisas, pois o termo prevê não só a promoção de estudos, ações de qualificação e habilitação, mas também de aperfeiçoamento, extensão, integração, cooperação e intercâmbio, o que amplia significativamente as possibilidades de ações futuras que venham beneficiar as duas instituições.
O chefe do Serviço de Saúde Ambiental da Funasa, Fábio Almeida, demonstrou grande interesse em ampliar a parceria, inclusive com o oferecimento de outras turmas para o beneficiamento de um número maior de servidores, bem como desenvolver outras atividades ligadas ao ensino e à pesquisa. “Temos recursos disponíveis para o desenvolvimento de pesquisas, inclusive esses recursos podem ser investidos nas pesquisas dos próprios alunos do curso. Outra possibilidade é a interação de profissionais e acadêmicos do IFRR com os profissionais da Funasa em grupos de pesquisas já existentes”, disse.
Na opinião do diretor-geral do Campus Boa Vista do IFRR, professor Milton José Piovesan, a parceria com a Funasa é de extrema importância, pois é uma forma de atender a todo o Estado de Roraima. “Como a Funasa atua diretamente em todos os municípios e de forma indireta por meio de seus parceiros, conseguimos maior abrangência. Estamos revitalizando o curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental, estruturando o laboratório técnico com vistas ao aperfeiçoamento da prática dos futuros profissionais”, explicou.
A aula inaugural para os 35 servidores da Funasa será realizada no dia 8 de agosto, às 19 horas, no auditório do Campus Boa Vista e o curso será iniciado já neste segundo semestre de 2016.