PARLAMENTO JOVEM – Três projetos de Roraima são selecionados pela Câmara dos Deputados

Três escolas de Roraima tiveram seus projetos selecionados na primeira etapa do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2016 da Câmara dos Deputados. São elas: Mário David Andreazza, Maria das Dores Brasil, em Boa Vista, e Padre José Monticone, em Mucajaí.

O resultado final será publicado no dia 19 de agosto. Roraima levará quatro estudantes para Brasília, no período de 26 a 30 de setembro deste ano.

Os alunos Darlam Paulino da Silva Filho e Orlailsom Ramalho Ferreira, da escola Mário David Andreazza, apresentaram os projetos “Criação Parlamento na Escola” e “Ajuda de custo para os portadores de diabetes”, respectivamente.

“Fiquei muito feliz quando vi meu projeto na relação divulgada pela Câmara dos Deputados. A ideia desse projeto é criar uma entidade estudantil dentro de cada escola, para criação de leis e projetos, como se fosse uma Assembleia Legislativa. E o mais importante: com a participação de todos os alunos”, disse o estudante Darlam Paulino da Silva Filho.

O aluno João Victor de Sena, da escola Maria das Dores, inscreveu o projeto “Implementação de purificador de ar em ônibus”. Já o estudante João Paulo Braga Pessoa, da escola Padre José Monticone, apresentou o projeto “Inclusão da disciplina de informática no currículo dos Ensinos Fundamental e Médio”.

A escola Padre José Monticone participa pela primeira vez do Programa da Câmara dos Deputados. “É uma honra estar entre as escolas selecionadas. O aluno João Paulo é muito dedicado e esforçado. Ele se empenhou bastante neste projeto. A aprovação vai servir de inspiração para que outros estudantes também participem”, disse o gestor da unidade de ensino, Tarcísio Medeiros.

Segundo João Paulo, a elaboração do projeto se deu ao perceber a importância da informática para o mundo atual, uma vez que a disciplina se encontra presente em todas áreas de conhecimento. “Diante disso acredito que o conhecimento neste campo contribuirá para a inserção no mercado de trabalho, sendo que nos deparamos constantemente com a temática informática em vestibulares, concurso público e principalmente no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, ressaltou o autor do projeto.

O PROGRAMA – O programa Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente pela Câmara dos Deputados. A ideia é possibilitar aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, a vivência do processo democrático, mediante a

participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

Serão selecionados 78 alunos que são empossados como deputados jovens e que terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre realidades distintas. Os estudantes também passarão pela experiência de convivência com culturas e cores de todas as partes do Brasil, potencializando a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.