A fuga ou furto de animais em Boa Vista tem se tornado uma rotina. Os motivos são vários, mas em qualquer uma das situações resta uma dor de cabeça para seus donos. Pensando nisso, a servidora pública Dayane Freire encontrou uma alternativa para amenizar a questão e passou a confeccionar plaquinhas de identificação para animais.
A Rebel Plaquinhas – amor e proteção na coleira nasceu do amor de Dayane pelos animais. Vinda do estado de São Paulo, ela relata que naquele estado, boa parte dos animais de estimação possui identificação, inclusive com o Registro Geral Animal, como se fosse um RG dos humanos. Ao se mudar para Roraima há oito anos, percebeu a ausência desse tipo de identificação nos animais domésticos e o aumento de fugas e desaparecimento de cães e gatos.
Em janeiro do ano passado Dayane resolveu mudar essa realidade e começou por casa. “Mudei de casa com meu marido e minha filha, meus cães e gatos. Fiquei com medo de acontecer alguma coisa, como, por exemplo, abrir o portão e eles fugirem”, explica. Procurou nas casas agropecuárias e nos pets shops placas de identificação, mas não havia quem gravasse o nome.
Então, foi para a Internet pesquisar como fazer a gravação nessas plaquinhas. Com o material em mãos, negociou com um empresário de uma casa agropecuária uma quantidade de placas. No início, a confecção foi para atender a demanda de casa. Uma postagem em uma rede social mudou tudo. “Divulguei a foto dos meus bichinhos identificadinhos na Internet aí um amigo gostou, pediu, falou pra outro amigo e foi se espalhando”, disse.
Em seguida, a Rebel Plaquinhas ganhou identificação, com direito a página no Facebook (RebelPlaquinhas) e no Instagran (@Rebel_Plaquinhas). As coleiras de identificação custam entre R$ 20 e R$ 25,00, sendo essa última com direito a um pingente. Nas placas a Dayane insere o nome do animal com dois números de telefone, nome do proprietário ou o endereço do bichinho.
A Rebel Plaquinhas realizou em fevereiro, mês de aniversário da ideia, parceria com diversas ONGs (Organizações Não Governamentais) de Roraima. Dez por cento de cada venda foi revertida para a entidade escolhida pelo cliente. Com a demanda crescente, Dayane investiu em materiais ainda mais resistentes. Uniu o amor pelos animais pela busca de uma renda extra. “Tudo que eu faço leva amor”, afirma.
Os interessados podem conhecer um pouco mais sobre a Rebel Plaquinhas pelas redes sociais ou pelo Whatsapp 98125-9220. Ela fornece ainda as bandanas-coleiras, que estão na moda pet Brasil afora.
Por Yasmin Guedes
Equipe EducaRR