Fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica será realizada neste sábado, 22

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) será palco, neste sábado, dia 22, das 8h às 12h, no ginásio poliesportivo, da fase estadual da 11ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2017). Esta é a segunda vez que o IFRR sediará o evento, quando 14 equipes, sendo oito de nível 2 e seis de nível 1, participarão da competição.

O nível 2 compreende competidores do ensino médio e/ou ensino técnico. Já o nível 1 envolve alunos do ensino fundamental. Nesta edição, os competidores do nível 2 são todos do CBV e estão sob a orientação do professor Heitor Hermeson Rodrigues de Carvalho, que é o coordenador estadual do evento. Participam desta edição alunos dos cursos técnicos em Eletrônica, Eletrotécnica e Informática integrados ao ensino médio integral. As equipes são constituídas de dois a quatro integrantes.

Apenas uma equipe de cada nível representará Roraima na etapa nacional, que ocorrerá no período de 7 a 10 de novembro, em Curitiba (PR).

Carvalho se diz satisfeito com a participação de alunos do nível 1 pelo Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Boa Vista (CCTI-PMBV). “No ano passado, nenhuma escola foi inscrita para esse nível e a vaga foi direcionada para outra equipe, em São Paulo, por ter o maior número de inscritos. Outra novidade é que, nesta edição, os alunos terão café da manhã para repor as energias que serão convertidas em conhecimentos e habilidades como comunicação, liderança e tomadas de decisão”, comemorou o coordenador do evento.

Organização – Vale ressaltar que as alunas do 2.º ano do curso Técnico em Secretariado integrado ao ensino médio Anna Karolina, Daavila Letícia e Natacha Alves estão auxiliando na organização do evento. O envolvimento de alunos de outras áreas na organização do evento é uma forma de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas teóricas, como é o caso da organização de eventos, na área de secretariado.

“Todos estão convidados a assistir a esse grande evento de robótica, cujo objetivo é divulgar e disseminar a robótica no País de forma a descobrir novos talentos e proporcionar a superação de limites do conhecimento teórico e prático com bastante ética”, complementou Carvalho.

Fase I – Na última segunda-feira, dia 17, foi divulgado o resultado da Fase I da OBR – modalidade prática. De um total de 67 inscritos no IFRR, três foram classificados para a Fase II: Gustavo Rizzo Albuquerque, Patrick Fredman Souza Lima, ambos do 2º. ano do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio integral, e Willian Oliveira da Costa, do 4.º ano do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio. Somente um desses alunos representará Roraima, nessa modalidade, na etapa nacional, o qual receberá um treinamento e ao mesmo tempo será avaliado.

Acesse o link a seguir e confira o resultado completo: http://sistemaolimpo.org/webservice/classificados_fase2.php

Fase II – A prova da Fase II da OBR será realizada no dia 25 de agosto e constará de uma avaliação objetiva com dez questões.

OBR – A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utilizam a temática da robótica, tradicionalmente de grande aceitação pelos jovens, para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente, a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. O evento destina-se aos alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional e é uma iniciativa pública sem fins lucrativos.

Alunos-destaque – Alunos do IFRR que se destacaram em edições anteriores da OBR: 2011 – Danielly Lima Bezerra (3.° lugar em nível nacional) 2012 – Janderson Gomes (representou Roraima) 2013 – Kaique Matos (representou Roraima) 2014 e 2015 – Não houve participação no evento (o coordenador estava em capacitação)

2016 – Ruan Carter (representou Roraima).

2017 – Um, dos três alunos classificados para a Fase II, representará Roraima.

Fonte: IFRR/CCS/Campus Boa Vista