O ambiente escolar é um espaço de aprendizado, rendimento e convivência, mas também é um local de diversão. Por isso, as aulas de Educação Física servem para ensinar e animar a criançada. Na rede municipal, a disciplina tem importância diferenciada e atua de forma estruturada, com dinamismo e criatividade.
Foi-se o tempo que as aulas eram apenas jogos esportivos. Todas as escolas da rede vão além e desenvolvem muitas outras atividades, tais como: aulas de lutas, xadrez, brinquedos de sucata, tênis de mesa, brincadeiras populares, aula de expressão corporal, coordenação motora, dança e expressividade e muito mais.
A sustentabilidade também está presente nas aulas. Com materiais recicláveis como latas de leite, garrafas pets, folhas de jornais, são feitos brinquedos de sucatas para brincadeiras como bilboquê, pé de lata, vai-e-vem. Estas são as brincadeiras preferidas dos alunos do 3º ano da Escola Municipal Juslany de Souza Flores, no bairro Jardim Tropical. A pequena Byanca Nycolly, de 9 anos, que o diga. Animada, ela falou que a disciplina é a sua preferida. “Gosto da aula porque a gente aprende brincando”, diz a menina. “As aulas são importantes para o ensino e para o desenvolvimento pessoal da criança, ativa a coordenação motora, trabalha o equilíbrio, a disciplina e a concentração, despertando em cada um o seu potencial cognitivo. A ideia dos brinquedos de sucata foi levada por mim ao encontro, sendo replicado em todas as escolas. São brincadeiras antigas resgatadas hoje, e que relembram a infância de muitos adultos”, disse Francinaide Campos, professora de Educação Física da Escola Juslany.
É por meio de um encontro mensal, que os 120 profissionais de Educação Física definem um planejamento pedagógico para todas as escolas. Um momento de reflexão, discussão, construção que objetiva debater a realidade das escolas, as dificuldades encontradas e a troca de ideias, para a construção de um planejamento estruturado com foco na aprendizagem do aluno.