Jovens aprendem a fazer planos de negócios em workshop da Buriti Valley

Inicia mais uma etapa de trabalho de Startups, empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido de crescimento, no Centro de Ciências e Tecnologia e Inovação (CCTI). Nessa quinta e sexta-feira, 21 e 22, acontece o segundo módulo do Programa de Pré- aceleração de Startups da Buriti Valley. Com o tema Construção do Modelo de Negócios.

Os dois dias de curso terão atividades teóricas e práticas com uma carga horária de 16 horas, e vai contar com a participação de parceiros como profissionais de empresas renomadas como Ticketphone, Centro Universitário Estácio da Amazônia, Ideias e Negócios e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Nessa segunda etapa de pré- aceleração, os palestrantes vão ensinar a construir um plano de negócios, usando o modelo inovador das startups, onde vai ser feito um mapa para que os jovens possam identificar os clientes em potencial e os planos estratégicos das suas empresas.
Para a mentora, Vanessa Raskopf Schwaizer, esse é mais um momento onde os jovens vão poder agregar mais conhecimento e colocar tudo em prática durante o andamento dos módulos. “Com a ajuda dos parceiros especialistas, vamos ensinar como eles podem construir os mapas, e o que precisam de informação pra elaborar as estratégias”, ressaltou a mentora.

Dentro dos projetos propostos pelas equipes estão a criação de aplicativos como Robôs para cuidar de idosos, Proteção Ambiental focado no reaproveitamento de óleo de cozinha, serviços para o setor de pet, contabilidade virtual, entre outros. As 10 startups continuam desenvolvendo o trabalho durante todo o mês com auxílio de mentores para que possam alcançar as metas das atividades e desenvolver os projetos.

Buriti Valley – Trata-se de uma iniciativa colaborativa, em construção, sem fins lucrativos, criado por um consórcio de instituições que já vem realizando ações de fomento, tendo por finalidade a efetivação do ecossistema startup sustentável em Roraima, possibilitando que práticas e sujeitos atuem em um mesmo ambiente.